Notícias Seaac

Alerta para o Assédio

Encontro Estadual debaterá o Assédio Moral dentro do ambiente de trabalho

Evento promovido pela FEAAC fará alerta sobre os transtornos que este mal pode acarretar ao trabalhador

 

Em outubro, representantes dos SEAACs, trabalhadores e trabalhadoras se reunirão para o 6º Encontro Estadual EAA, que será realizado nos dias 23 e 24, no auditório da Colônia de Férias da Federação dos Empregados de Agentes Autônomos do Comércio do Estado de São Paulo (FEAAC), em Peruíbe. Este ano, a FEAAC colocará em pauta o tema Assédio Moral – Um inimigo invisível no ambiente de trabalho, violência que cresce aceleradamente.

 

Podendo ser entendido como uma forma extrema de violência psicológica, o assédio moral desperta grande preocupação por parte de profissionais das áreas de segurança, direito e saúde do trabalhador, além dos sindicatos e federações. O objetivo da FEAAC em abordar o assédio moral será alertar os trabalhadores sobre como esta ‘pressão’ psicológica se propaga dentro do ambiente profissional, quais são suas causas e conseqüências. Para isso, a FEAAC trará profissionais especializados no assunto que ministrarão palestras quanto à detecção, prevenção e denúncia dos casos.

 

Em seminário realizado pela Fundação Jorge Duprat Figueiredo, de Segurança e Medicina do Trabalho (FUNDACENTRO), em 11 de agosto, a pesquisadora do Núcleo de Estudos Psicossociais da Dialética Exclusão/Inclusão Social (NEXIN/PUC/SP), doutora Margarida Barreto, desmistificou o assédio moral que muitas vezes é interpretado como uma doença. “O assédio moral ocasiona, agrava, desencadeia diversas doenças, principalmente, as psicológicas. E ele (assédio moral) é sempre caracterizado pela humilhação e discriminação. A violência moral é estrutural e conjuntural, formada por barreiras invisíveis e não materiais, sustentada por relações de poder que geram desigualdades”, explicou Margarida.

 

Margarida também pontuou as consequências individuais e organizacionais do assédio moral no ambiente de trabalho. “As constantes humilhações e situações de intimidação exercidas contra o trabalhador provocam medo e os resultados são alto nível de estresse e transtornos mentais. A empresa também perde com este fator e, a medida que a instituição não se manifesta, estará sendo tolerante, ou seja, cúmplice do ato de violência”, destacou a doutora.

 

Participação
Farão parte do  6º Encontro Estadual EAA os trabalhadores que participarem dos Encontros Regionais realizados pelos SEAACs.

 
O SEAAC de Campinas realizou o Encontro Regional no dia 24 de julho, quando foram designados os delegados que participarão do 6º Encontro Estadual. Em Campinas a palestra foi ministrada pela doutora Renata Coelho, procuradora do Ministério Público do Trabalho da 15ª Região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.