Ultimas notícias

Brasil vai fracionar vacina contra febre amarela pela primeira vez

A vacina contra febre amarela vai ser repartida em várias doses para imunizar mais gente. A técnica já foi usada na África, pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Nesta terça-feira (9), o governo federal explicou como isso vai ser feito no Brasil.

A vacina fracionada vai ser dada somente nos setenta e cinco municípios definidos pelos governos estaduais. Veja a relação completa.

É a primeira vez que acontece o fracionamento de vacina no Brasil. Na manhã desta terça-feira (9), o ministério da Saúde anunciou que a vacina fracionada vai ser aplicada em três estados: Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo. São setenta e cinco municípios: cinquenta e dois em São Paulo, quinze no Rio e oito na Bahia. A meta é vacinar dezenove milhões e setecentas mil de pessoas.

A campanha vai ser feita apenas onde há evidência de circulação do vírus e um grande risco de transmissão. O ministério da Saúde vai disponibilizar quinze milhões e duzentas mil seringas para que o fracionamento seja feito.

A dose de que antes era dada a uma só pessoa vai ser repartida em 5 partes iguais e poderia imunizar até cinco pessoas. Mas o governo considera que o fracionamento vai provocar a perda de uma dose – e na prática, uma dose vai vacinar quatro pessoas.

Medida tem objetivo de agilizar imunização
O ministro da Saúde disse que fracionar a vacina é uma medida para agilizar a imunização. “É uma medida que visa dar cobertura vacinal à população brasileira de áreas onde não circulava o vírus. Quando a gente identifica o macaco com febre amarela nós temos que dar cobertura vacinal à população que está no entorno. Como são áreas com grande número de habitantes nós fracionamos para garantir cobertura rápida em pouco espaço de tempo”, diz o ministro da Saúde Ricardo Barros.

Desde o começo do ano passado, treze pessoas morreram no estado de São Paulo por causa da febre amarela. Mas foi a chegada do vírus na região metropolitana que assustou os moradores. A secretaria da Saúde confirmou neste fim de semana que três pessoas morreram de febre amarela silvestre na Grande São Paulo depois de contraírem a doença em Mairiporã – que tem uma das maiores florestas urbanas do Brasil.

Vacina custa R$ 260 em clínicas particulares
As unidades de saúde estão ficando lotadas o dia todo. Nas clínicas particulares a procura também aumentou bastante. Em uma delas mostradas por nossa reportagem, só na segunda (8), 180 pessoas foram vacinadas contra a febre amarela. Até a semana passada, por exemplo, foram aplicadas em média, 30 doses por dia. Um número seis vezes menor.

A dose custa R$ 260. A Carol e o Cleber preferiram não esperar a vacina ficar disponível em toda a rede pública. Aproveitaram a manhã e trouxeram os gêmeos Rafael e Felipe, de 6 anos, para se vacinar.

A especialista em imunização Mônica Levi concorda que o fracionamento da vacina – por enquanto – é uma boa estratégia. “É emergencial e não deve ser substituída a vacinação normal, rotineira de meio ml – assim que você contém o surto e sai da situação emergencial a recomendação é que se volte a fazer a dose normal da vacina”, explica ela.

Fonte: Jornal Hoje

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.