Notícias Seaac

Dia Internacional da Mulher é comemorado com grande destaque pela FEAAC

Nos dias 18, 19 e 20 de março aconteceu, na Colônia de Férias da Feaac, em Peruíbe, o evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, com o tema: Despertar para se Empoderar, promovido pela Secretaria de Assuntos da Mulher, Criança e Adolescente, da FEAAC. Veja mais fotos do evento na Galeria de Imagens. O SEAAC Campinas participou com 15 delegadas representando as categorias de Campinas e Região. 

Na abertura do encontro, as representantes de cada sindicato filiado, falaram de forma muito emocionada, sobre a extrema importância de se promover esses encontros para expor todas as conquistas e desafios do gênero feminino na FEAAC e seus sindicatos nesses anos. dias 18, 19 e 20 de março aconteceu, na Colônia de Férias da Feaac, em Peruíbe, o evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, com o tema: Despertar para se Empoderar, promovido pela Secretaria de Assuntos da Mulher, Criança e Adolescente, da FEAAC, cuja secretária é Elizabete Prataviera, presidente do SEAAC Campinas e Região.

Para o início dos trabalhos, a Delegada Rosmary Corrêa, Presidente do Conselho Estadual da Condição Feminina e Gestora Executiva do Estado de São Paulo, do Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, contou os casos que encontrou ao longo dos anos de trabalho sobre abuso e discriminação do gênero feminino.

Apresentou as ações de órgãos nacionais e internacionais de igualdade de gênero e seus avanços, como os da FEAAC.

“Os desafios que encontramos ainda nos dias atuais precisam ser superados. Para isso precisamos de ações como a da ONU (Organização das Nações Unidas), chamado “He for She”, que coloca os homens para lutar lado a lado com as mulheres pela igualdade total de gênero”.

Sobre a violência sofrida pela mulher, disse como é de extrema importância a mulher denunciar, sim, quem as agride, para que se possa combater este crime da forma como ele merece ser tratado.

Dando continuidade aos discursos, a senhora Beatriz Helena Matte Gregory, Coordenadora Geral de Direitos do Trabalho das Mulheres da Secretaria de Políticas do Trabalho e Autonomia Econômica das Mulheres, da Secretaria de Políticas para as Mulheres Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, apresentou as conquistas do gênero feminino dos últimos anos.

Elencou mulheres em cargos que antes eram exclusivamente ocupados por homens. Apresentou dados que mostram a escolha de mulheres e homens para suas profissões e como essa escolha ainda tem resquícios de tempos atrás, quando o trabalho da mulher era considerado cuidar da casa e dos filhos.

Porém, dados mais recentes traduzem que essa desigualdade está diminuindo, já que são maioria no Ensino Superior e têm mais anos de estudo do que os homens. Como reflexo disso, no mercado de trabalho elas já conquistaram um espaço maior, com muitas delas ocupando cargos de grande liderança e importância.

Apesar destes avanços, muitas barreiras ainda são encontradas no mercado de trabalho, pela discriminação e segregação que impedem o acesso a ocupações e profissões tradicionalmente masculinas.

Beatriz ainda apresentou políticas destinadas às mulheres e suas conquistas, e afirmou como extrema importância: “A autonomia econômica da mulher é a mais importante, pois sem ela não se pode ter as outras autonomias”.

“Há ainda um grande caminho a ser percorrido para garantir a igualdade de gênero, mas são ações como esta, promovida pela FEAAC, que fortalecem cada vez mais a luta das mulheres pelo seu espaço de direito”.

Na parte da tarde, Marcela Marques de Assis Melo, Master Coach pelo ICI – International Association of Coaching Institutes e terapeuta transpessoal especializada no feminino, convidou as mais de 140 participantes para uma reflexão interior e um autoconhecimento, para que as participantes pudessem compartilhar fatos de suas vidas.

Nesta parte, de muita emoção, elas contaram as dificuldades que tiveram e como o poder da amizade e companheirismo delas nos ambientes pessoais e profissionais.

Após os relatos das companheiras, Marcela destacou a importância da mulher reconhecer seu feminino, entender suas dificuldades, lutar por seus objetivos, ter seus espaços pessoais de reflexão, se reconhecer como a mulher forte e guerreira que é.

É possível que a mulher cresça, lute, conquiste, avance, sem perder a capacidade de enxergar a dificuldade da mulher ao seu lado, e que passe a entender que a luta é de todas.

Fonte: FEAAC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.