Notícias Seaac

Diretoras do SEAAC participam Conferência Livre de Políticas para as Mulheres da CNTC

Dirigentes sindicais de todo o país participaram nesta terça-feira, 29 de setembro, da abertura da Conferência Livre de Políticas para as Mulheres, realizada pela CNTC em parceria com a SPM (Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República).
As diretoras do SEAAC Campinas e Região Elizabete Prataviera, presidente, Anna Carolina Delfino Hipólito de Moraes, da Secretaria Geral e Luciana P. Franco, da Secretaria da Mulher, Criança e Adolescente estão participando do evento.

A mesa de abertura contou com a participação da representante da Coordenadoria da Mulher da CNTC, Silvana Maria da Silva, do diretor-secretário da CNTC, Lourival Figueiredo Melo, da diretora de Assuntos Internacionais da CNTC, Maria Bernadete Lira Lieuthier e da coordenadora-geral de Direitos do Trabalho das Mulheres da SPM, Beatriz Gregory.

Silvana Maria da Silva abriu o evento agradecendo o apoio da CNTC e da SPM na concretização da Conferência Livre de Políticas para as Mulheres e ressaltou a importância da participação das dirigentes sindicais na construção de políticas públicas concretas de apoio às mulheres.

“Assim como defendemos que os locais de trabalho devem dar estrutura e suporte para as trabalhadoras, o mesmo devemos buscar no movimento sindical. A participação das mulheres sindicalistas é fundamental na busca de avanços das políticas públicas. Devemos estar presentes nas direções dos sindicatos, federações e confederações, e assim buscar ações concretas contra o assédio moral, sexual e contra o preconceito, por exemplo”, disse a representante da Coordenadoria da Mulher da CNTC.

O diretor-secretário da CNTC, Lourival Figueiredo Melo, falou sobre o trabalho da CNTC na busca da ampliação do espaço das mulheres na Entidade.

“Precisamos avançar diariamente, já que a pressão do capital atua ativamente contra as nossas conquistas. O capital não tem o direito de explorar os trabalhadores e contra isso atuamos incansavelmente. Com a nossa mudança estatutária, aprovada este ano, demos um grande passo na ampliação do espaço das mulheres sindicalistas dentro da CNTC. Hoje temos secretarias de áreas importantes como a das Mulheres, dos Jovens, dos Grandes Grupos Econômicos, entre outros. Só com diálogo e participação conseguiremos avançar”, disse.

A coordenadora-geral de Direitos do Trabalho das Mulheres da SPM, Beatriz Gregory, fez uma apresentação sobre os objetivos e os eixos temáticos da 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (CNPM), que acontecerá em março de 2016. As conferências livres são uma forma de participação da sociedade civil e do Poder Público, de incentivar a mobilização e o debate em torno dos temas da 4ª CNPM. Ao final do evento, as dirigentes sindicais enviarão à SPM um documento com subsídios e recomendações que farão parte do Relatório consolidado resultante das Conferências Estaduais e do Distrito Federal que será discutido na Conferência Nacional.

Entre os temas relacionados aos eixos da 4ª CNPM, destacam-se: igualdade e equidade de gênero e raça; a luta por espaços inclusivos e por maior participação de mulheres na política; a equiparação de salários; o enfrentamento aos crimes de ódio, ao preconceito e à discriminação; a autonomia e o poder de decisão de organismos de políticas para as mulheres; entre outros.

Beatriz Gregory falou ainda sobre os riscos da SPM se fundir com algum outro ministério, nesse momento de pressão pela reforma ministerial. “Nós da SPM agradecemos o apoio da CNTC nesse momento de possibilidade de junção da SPM com algum outro ministério. Sabemos das pressões externas de muitos que ainda não compreendem a necessidade de uma secretaria para as mulheres. Mas nós sabemos que o Estado é fundamental na garantia de políticas públicas. Ainda temos esperança de uma renegociação para manter a SPM. Mas manteremos nossa atuação na busca do espaço da mulher nas mesas de negociação, nas direções das empresas e das entidades, queremos ter garantida a nossa participação nos locais de decisão”, afirmou.

Fonte: CNTC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.