Notícias Seaac

Encontro Regional

Encontro da Mulher do SEAAC de Araçatuba promove debate sobre desigualdade de gênero

As trabalhadoras da categoria EAA marcaram presença no 7º Encontro Regional da Mulher realizado pelo SEAAC de Araçatuba e Região. O evento contou com palestra da socióloga Daniela Sanches Carrara, abordando o tema Gênero e Sindicalismo: o que muda com este conceito. O Encontro ocorreu na manhã do último sábado, dia 26, na sede do sindicato.

 

O presidente do SEAAC de Araçatuba, Dionésio Alves de Souza, abriu o evento agradecendo a presença das trabalhadoras e associadas, destacando a importância da mulher no movimento sindical. “É com muita satisfação que realizamos este trabalho pensando no bem de nossas trabalhadoras. Mais satisfatória e ver todas vocês participando deste evento”, disse o presidente.

 

A diretora do SEAAC, Vanessa I. Ferreira, fez um convite às trabalhadoras. “A participação de vocês é muito importante. Sei que há um receio no início, pois eu já passei por isso. Mas, temos que nos unir para conquistar nossos direitos e melhorias para as trabalhadoras e os trabalhadores”, destacou Vanessa.

 

A diretora da Secretaria da Mulher, Criança e Adolescente da FEAAC e presidente do SEAAC Campinas, Elizabete Prataviera, falou sobre a qualificação das mulheres e reforçou o convite da diretora Vanessa. “Temos que ter mais mulheres atuando dentro dos sindicatos para fazermos a diferença nos movimentos sindicais, nas mesas de negociações e nas políticas públicas”, falou a secretária que também é presidente do SEAAC de Campinas e Região.

 

Representando o presidente da FEAAC esteva a diretora da Secretaria Geral, Helena Ribeiro da Silva, também presidente do SEAAC de Americana e Região. “Mais que qualificação, precisamos de comprometimento por parte das mulheres. Estamos desde 1996 nesta luta árdua, conquistamos muitas coisas, mas ainda precisamos de mais e para isso, necessitamos de mulheres comprometidas”, explicou a secretária geral da FEAAC.

 

Palestra

A socióloga Daniela Sanches Carrara abriu a palestra contando sobre o seu trabalho dentro dos sindicatos e apresentou um vídeo que destaca o pensamento de um mundo sem distinção de gênero. “Para abordar este tema, precisamos primeiramente entender o que é gênero e de onde surgiram as desigualdades, para depois compreender a significação do sexo dentro do sindicato”, explicou a socióloga. Daniela disse que as desigualdades entre homens e mulheres surgiram de conceitos culturais implantados na educação e na sociedade, como o homem é mais forte que a mulher, entre outros.

 

Após o surgimento e os conceitos da desigualdade de gênero, a socióloga pontuou as principais dificuldades das trabalhadoras apresentadas durante o 6º Encontro Estadual da Mulher EAA e analisou o que foi e o que pode ser mudado. “Atualmente, vemos com outros olhos a atuação das mulheres no mercado de trabalho, nos sindicatos e na sociedade de forma geral. Mas que olhos são estes?”, questionou Daniela. “Temos que olhar este cenário com olhos conscientes das dificuldades e dos pré-conceitos existentes, sendo atuantes nos movimentos sindicais e construindo nosso espaço.”

 

A palestrante destacou ainda a necessidade e a importância em debater a desigualdade de gênero. “A discussão no movimento social e sindical tem permitido uma melhor compreensão e reconhecimento da participação da mulher no trabalho produtivo.”

 

Logo após a palestra, as participantes apresentaram dúvidas e debateram sobre suas próprias realidades dentro de casa e do trabalho. “Refletimos para ter consciência”, finalizou Daniela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.