Artigos de menuUltimas notícias

Entrevista de emprego: 7 atitudes para não ter na frente do recrutador

Vai para uma entrevista de emprego? Veja, antes, o que não fazer diante do recrutador e também outras atitudes que vão pegar bem na hora de tentar conquistar a tão sonhada vaga. Uma das dicas é não falar demais nem ficar respondendo às perguntas na base do “sim” e “não”.

Para ajudar na hora da entrevista de emprego, o UOL ouviu Carolina Cabral, diretora da Robert Half (consultoria global de recrutamento e seleção), e Patrícia Suzuki, diretora de Gente & Gestão da Catho (marketplace de tecnologia que conecta empresas e candidatos).

O que você deve saber
Entrevista de emprego deve ser encarada com seriedade. É muito importante ter o domínio sobre o currículo e as informações importantes em mente.

Contato inicial com o recrutador. Existem várias coisas que você deve evitar fazer em uma entrevista de emprego, afinal de contas, na maioria das vezes, é o primeiro contato que você está tendo com aquele recrutador, segundo Patrícia.

Manter a concentração durante o processo é essencial. Comparecer a uma entrevista de emprego e não estar, de fato, presente naquele momento é bastante negativo.

Causar boa impressão. “As entrevistas de emprego são oportunidades para criar uma boa impressão e demonstrar sua adequação à vaga”, declara Patrícia. Portanto, mostre que você é o candidato ideal para a vaga, demonstrando suas habilidades, experiência e personalidade.

Agradecimento pós-entrevista. Após a entrevista, envie um e-mail de agradecimento ao entrevistador, expressando seu interesse na vaga e agradecendo pela oportunidade.

7 dicas do que Não Fazer
1) Chegar atrasado
Pontualidade é essencial. Chegar atrasado mostra desrespeito pelo tempo do recrutador e pode deixar uma impressão negativa.

Também existem candidatos que deixam de comparecer às entrevistas sem dar qualquer tipo de explicação. “São situações que não causam uma boa primeira impressão, aparentam descaso e geram falta de confiança no profissional. É claro que imprevistos acontecem, mas é fundamental informar o recrutador”, afirma Carolina.

2) Mentir
Definitivamente, mentir (ou contar meias-verdades) está entre as atitudes que mais eliminam candidatos. É muito importante ser honesto com o recrutador e ter em mente que toda e qualquer informação compartilhada será devidamente checada.

3) Não escutar o entrevistador
É completamente compreensível que o processo seletivo gere ansiedade nos candidatos, até pela importância do trabalho na vida de cada um. “Mas é preciso se preparar e tentar relaxar, compreendendo a hora de falar e o momento de ouvir”, diz Carolina. Não interrompa o entrevistador e evite divagar.

4) Ser prolixo ou monossilábico
Falar excessivamente e esquecer de mencionar o que realmente importa faz qualquer candidato perder pontos em uma entrevista de emprego. Por outro lado, ser monossilábico também não é recomendado. Portanto, evite monólogos longos e responda às perguntas de forma clara e objetiva.

Comunique-se de maneira eficaz, evitando falar rápido demais, por exemplo. Use exemplos concretos para ilustrar suas respostas.

5) Falar mal do antigo empregador
Evite falar mal de antigos empregadores, colegas de trabalho ou experiências passadas. “Mantenha uma atitude positiva”, diz Patrícia.

Para Carolina, é preciso responder o que for questionado sem mentiras, mesmo que existam mágoas, porém com o cuidado de reconhecer as contribuições da antiga empresa para o desenvolvimento pessoal e profissional. “O temperamento difícil de um antigo gestor pode ter ensinado o candidato a ser mais resiliente, por exemplo”, afirma.

6) Distrair-se na hora da entrevista
Não esqueça de silenciar o celular. Caso esteja passando por alguma situação específica ou esperando uma ligação importante, avise com antecedência o recrutador.

7) Não seguir as instruções
Se você recebeu instruções específicas antes da entrevista, como trazer documentos ou amostras de trabalho, siga-as cuidadosamente.

7 dicas do que pega bem fazer
1) Ser pontual e vestir-se apropriadamente
Planeje-se para chegar no horário marcado (se for em vídeo, entre na ferramenta com antecedência). Escolha roupas adequadas ao ambiente de trabalho da empresa. Se não tiver certeza, é melhor se vestir um pouco mais formal do que informal, segundo Patrícia.

2) Pesquisar a empresa
Antes da entrevista, aprenda o máximo que puder sobre a empresa, sua cultura e os valores. Isso mostrará ao entrevistador que você está genuinamente interessado na organização.

3) Exemplificar suas habilidades
Falar sobre qualidades, defeitos e habilidades pode ser difícil para todo mundo. Por isso, usar exemplos para expor as próprias skills pode facilitar o entendimento para todos os envolvidos no recrutamento.

Patrícia diz que vale destacar suas realizações. “Em vez de apenas listar suas responsabilidades anteriores, destaque suas realizações e como você agregou valor às empresas onde trabalhou”, afirma.

4) Gerar aproximação com o entrevistador
Os recrutadores observam certos sinais que, muitas vezes, duram poucos segundos, mas são capazes de dizer muito a respeito de um candidato, segundo Carolina. A linguagem corporal deve ser considerada. Mantenha uma postura ereta e evite gestos nervosos, como brincar com os cabelos ou balançar as pernas.

Mantenha contato visual com o entrevistador, mesmo em entrevistas por vídeo. Isso demonstra confiança e interesse na conversa, segundo Patrícia.

6) Fazer perguntas e tirar dúvidas
A entrevista é uma via de mão dupla. Aproveite o momento para fazer perguntas e tirar dúvidas sobre a cultura da empresa, o cargo e as expectativas para a vaga. Patrícia diz que informações sobre salário e benefícios também são válidas, afinal de contas, você também precisa saber detalhes sobre o que está sendo oferecido. Isso mostra seu interesse e comprometimento.

“Fazendo isso, além de demonstrar interesse pela vaga, é possível entender melhor quais serão as atribuições e responsabilidades no novo cargo, até para ter mais certeza sobre a decisão de continuar no processo seletivo ou não”, afirma Carolina.

Esteja pronto para responder a perguntas típicas, como “Fale sobre você”, “Quais são seus pontos fortes e fracos?” e “Por que você quer trabalhar aqui?”.

7) Ser autêntico
Seja você mesmo. “Não finja ser alguém que não é. Os empregadores valorizam a autenticidade”, diz Patrícia.

Fonte: UOL