Artigos de menuUltimas notícias

Habib’s é condenado a pagar R$ 20 mil a funcionária que afirmou ter sido vítima de cárcere privado

Fachada de loja da rede Habib’s. Foto: reprodução

A rede de lanchonetes Habib’s enfrentou uma condenação judicial ao ser obrigada a pagar uma indenização a uma ex-funcionária que relatou ter sido mantida em cárcere privado por sua gerente na loja em que estava empregada. O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-21), no Rio Grande do Norte, estabeleceu uma compensação por danos morais no valor de R$ 20 mil, segundo informações da Folha de S.Paulo

O grupo Habib’s emitiu uma declaração afirmando que a condenação não está relacionada ao caso de cárcere privado. “A empresa reitera seu compromisso com a ética e a transparência em suas relações trabalhistas, repudia qualquer forma de violência e discriminação e está comprometida com o respeito aos direitos de seus colaboradores”, dia a nota.

De acordo com o relato da ex-funcionária à Justiça, após denunciar irregularidades e suspeitar de desvios financeiros na loja ao gerente da unidade, foi levada por sua superior a uma sala na qual ficou retida por pelo menos quatro horas.

Durante esse tempo, a funcionária alega ter sido sujeitada a insultos, humilhações e ameaças contínuas por parte da superior hierárquica. Na ação judicial, a trabalhadora afirmou que sua gerente mencionava saber onde ela morava e ameaçava enviar alguém para agredi-la. Ao final do episódio, a ex-funcionária estava em prantos e extremamente perturbada, tendo registrado um boletim de ocorrência e buscado auxílio médico posteriormente.

O relatório médico que a afastou do trabalho constatou que ela apresentava “reações ao estresse grave e transtornos de adaptação”, resultando em um transtorno por estresse pós-traumático.

Fonte: Diário do Centro do Mundo