Ultimas notícias

Horário de refeição: Trabalhadores da Arcor fazem greve em Campinas

Os trabalhadores da Arcor, empresa fabricante de biscoitos situada em Campinas, realizaram greve entre os dias 4 e 10 de janeiro, em protesto contra a mudança do intervalo de refeição, de meia para uma hora, sem qualquer consulta aos trabalhadores por meio do Sindicato.

“Com a medida, os trabalhadores do turno da noite perderiam a uma hora–extra reduzida que recebiam, porque eles tinham trinta minutos para jantar”, declara Marcos Araújo, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Campinas.

“Negociamos com a empresa o intervalo para a refeição mas, no final do ano, a companhia comunicou que realizaria a mudança. E decidiu sem consultar os trabalhadores, que então resolveram entrar em greve”, afirma o dirigente sindical.

Carlos Reinaldo Silva Moreira, o Carlinhos, vice-presidente do Sindicato, complementa dizendo que em reunião entre as partes, realizada no Ministério Público do Trabalho, a empresa propôs pagar a indenização aos trabalhadores que, com a medida, perderam a hora–extra reduzida. No final, a jornada de trabalho na fábrica será de 40h20 por semana.

“Os trinta minutos para a refeição era uma medida adotada por algumas companhias, medida esta aprovada pelos trabalhadores e que, em seguida, a empresa encaminhava para o Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, que então assinava o documento. No entanto, desde 2011 o MTE passou a não mais assiná-lo”.

Fonte: Força Sindical

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.