Artigos de menuUltimas notícias

Justiça recebeu mais de 107 mil e-mails com denúncias contra golpistas de 8 de janeiro

Denunciantes enviaram informações sobre financiadores, participação de políticos e militares e caravanas que transportaram golpistas

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Pelas denúncias, PIX foi uma das ferramentas mais utilizadas para angariar recursos para a invasão golpista – Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Ministério da Justiça e Segurança Pública recebeu mais de 107 mil e-mails com denúncias sobre a tentativa de golpe bolsonarista em 8 de janeiro. A pasta divulgou balanço das denúncias nesta segunda-feira (6). Desse total, o ministério já analisou 102.407 enviadas por 27.457 denunciantes. Nas mensagens, há nomes de suspeitos de participarem da invasão das sedes dos Três Poderes, além de organizadores e financiadores dos ataques.

O ministério criou o canal denuncia@mj.gov.br para receber as denúncias um dia após os eventos. Em 7 mil mensagens, havia denúncias sobre deputados, governadores, vereadores e prefeitos que teriam participado ou organizado a manifestação golpista. Até mesmo a participação de militares aparece nas denúncias.

Os financiadores, por exemplo, foram alvo de 2.696 e-mails com denúncias. Já informações sobre os ônibus e caravanas que transportaram os golpistas até a capital federal aparecem 3.707 mensagens, que acumulam mais de 6 mil arquivos anexados.

Conforme o raio-x do ministério, o Pix foi um dos instrumentos utilizados pelos golpistas para angariar recursos que financiaram os ataques. Ao menos 559 mensagens citaram o uso dessa ferramenta. “O mapeamento é interessante porque, por meio do Pix, é possível chegar a uma pessoa que provavelmente estava na organização dos atos”, explica o secretário de Acesso à Justiça, Marivaldo Pereira.

e-mails denúncias
Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública

Consequências

  • O Twitter foi a rede social mais citada pelos denunciantes. A rede aparece em mais de 12 mil e-mails, com 4.630 anexos, que 1.611 pessoas enviaram ao ministério.
  • Já os vídeos no Tiktok apareceram em 2.718 denúncias.
  • Entre os aplicativos de mensagem eletrônica, o WhatsApp aparece em 4.507 e-mails. Mais de 2 mil denunciantes enviaram cerca de 10 mil arquivos anexos compartilhados no aplicativo com informações sobre os golpistas.
  • Já as conversas no Telegram foram citadas em 1.701 mensagens enviadas ao ministério.

Depois da triagem do material, o Ministério da Justiça encaminhou as informações à Polícia Federal (PF). “A gente não investiga, quem investiga é a Polícia Federal, pois é muito eficiente nisso. Ela vai cruzar com outras bases de dados e fazer o trabalho de detalhamento das denúncias”, disse Marivaldo.

Na última sexta-feira (3), a quarta fase da Operação Lesa Pátria, quando mais dois golpistas foram presos. Ao mesmo tempo, a Procuradoria-Geral da República (PGR) já denunciou à Justiça 653 suspeitos de participação nos atos golpistas.

Fonte: Rede Brasil Atual

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.