Notícias Seaac

Mapa da Violência

Campinas lança 7º Boletim sobre sistema de notificação da violência Sexual

Como parte da programação dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres a Secretaria de Saúde de Campinas realizou nesta terça-feira, dia 26, o lançamento do Boletim nº 7 SISNOV – Sistema de Notificação de Violências. O lançamento foi no Salão Vermelho da Prefeitura, e contou com a participação das diretoras do SEAAC Campinas e Região, Elizabete Prataviera, presidente do SEAAC e secretária da Mulher, Criança e Adolescente da FEAAC e Luciana P. Franco, secretária-geral do SEAAC e conselheira do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Campinas – CMDC. No lançamento foi feita a apresentação do Boletim Sisnov, uma mesa redonda e uma palestra sobre o mapeamento da violênica sexual em Campinas.

 

O documento consiste num importante instrumento para a compreensão da violência no município e para nortear as políticas públicas de assistência às vítimas de violências contra as mulheres, crianças e adolescentes, idosos e violência sexual em ambos os sexos e em todas as idades.

 

A secretária de Cidadania, Assistência e Inclusão Social, Jane Valente, destacou a importância da intersetorialidade para a realização do Boletim e as contribuições desses dados para construção de políticas públicas.

 

“O Sisnov auxilia na implementação das nossas políticas públicas de assistência às vítimas de violência, intervenção adequada na prevenção, proteção, enfrentamento e acolhimento na rede de cuidados”, disse Jane.

 

O secretário de Saúde, Carmino Antonio de Souza, destacou que os dados refletem parcialmente o que se passou nessa área, já que parte das pessoas que enfrentam situações de violência acabam não fazendo a denúncia.

 

“A violência não faz o menor sentido para o ser humano em pleno século 21. Somos seres providos de fala, de argumentação, podemos negociar, é inaceitável vermos pessoas que cometem esses crimes contra o elo mais frágil da sociedade”, ressaltou o Secretário.

 

A secretária Municipal de Educação, Solange Villon Kohn Pelicer, enfatizou a importância da preparação da rede para perceber todas as formas de violência. “Sabemos que ainda existe medo velado de fazer a denúncia. Por isso, contamos com a conscientização dos professores para terem esse olhar para as expressões da criança, as atitudes, para que percebam o que está por trás daquele comportamento e poderem identificar a dor da alma. Esse olhar todo professor tem que ter”, disse.

 

Responsável pela elaboração do Boletim Sisnov, o médico Carlos Avancini ressaltou o papel determinante do profissional de saúde nesse processo. “Uma mulher que procure o Centro de Saúde várias vezes sem uma doença aparente, pode estar tentando procurar ajuda por ser vítima de violência”, explicou.


Dados

O Boletim aponta para um crescimento de notificações de violência contra a criança e adolescente. Foram 610 em 2011 e 674 em 2012. As notificações contra mulheres adultas também cresceram: de 410 em 2011, foi para 561 em 2012.

A notificação de violência contra os idosos apresentou queda: de 172 casos em 2011, para 79 casos em 2012. A violência sexual está sendo relatado pela primeira vez no boletim, com 297 casos em 2012 – 266 contra o sexo feminino.


Política consolidada

Este boletim é o sétimo desde que Campinas iniciou o Sistema de Notificação de Violências, em junho de 2005. Elaborado pelo Comitê Intersetorial e Interinstitucional do SISNOV, aponta que a notificação de casos de violência doméstica contra crianças e adolescentes e de violência sexual cresceu ao longo dos anos.

 

As sucessivas edições do boletim confirmam o compromisso dos diversos profissionais e instituições de quebrar a barreira de silêncio que cerca as situações de violência. Mas, segundo os gestores envolvidos, notificar só não basta.

 

Segundo a médica ginecologista Verônica Gomes Alencar, responsável pelo Iluminar, Programa de cuidados com as vítimas de violência doméstica e sexual em Campinas, este compromisso constituiu-se em um passo importante no processo de implementação das redes de assistência e proteção às vítimas de violência e tem sido decisivo na construção e consolidação das políticas de enfrentamento à violência, promoção da saúde e cultura de paz no município de Campinas.


O Iluminar Campinas é um programa da Prefeitura Municipal de Campinas que desenvolve ações de prevenção, assistência e cuidados às vítimas de violência sexual e doméstica. Atua com uma rede intersetorial e inter-institucional de serviços nas áreas de saúde, educação, assistência social, jurídica e de cidadania.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.