Ultimas notícias

Mulher sofre mais com a precarização do trabalho, diz líder metalúrgica

Sindicalismo, cenário político, mercado de trabalho e o movimento Outubro Rosa foram alguns dos temas do Programa da Sexta, na Rádio Web Agência Sindical, que recebeu na sexta-feira, dia 6, a dirigente metalúrgica Monica Veloso, vice-presidente do Sindicato da categoria em Osasco.

Mônica, que também é secretária de Relações Internacionais da Força Sindical e presidente do Comitê de Mulheres da IndustriALL Global Union, Sindicato internacional de trabalhadores fabris, ressalta que a mulher ainda é discriminada no mercado de trabalho. “Ganhamos salários inferiores aos dos homens e não existe uma justificativa técnica pra isso”, diz.

Reforma trabalhista
A sindicalista lembra que todas as mudanças são muito prejudiciais à classe trabalhadora e, portanto, às mulheres. “Terceirização, trabalho intermitente, trabalho em local insalubre. Tudo isso incentiva a precarização, que afeta mais às mulheres, em sua maioria, jovens negras”, aponta.

Movimento sindical
“Os Sindicatos, de forma unitária, estão construindo estratégias de combate aos ataques dessa reforma. Precisamos discutir e denunciar qualquer tentativa que as empresas queiram ter no sentido de enfraquecer as Convenções Coletivas e tirar direitos conquistados. Nossa palavra de ordem é a luta faz a lei”, destaca Mônica.

Outubro Rosa
A dirigente comenta que a prevenção das doenças que afligem a mulher, especialmente o câncer de mama, é uma questão de mobilização também. Ela afirma: “Nisso, o Sindicato tem o papel de informar, mobilizar e levar essa discussão à mulher trabalhadora”.

Ouça
O Programa da Sexta vai ao ar das 17 às 18 horas, ao vivo, na Rádio Web Agência Sindical. Reprises até a quinta-feira seguinte, em dois horários: às 12 horas e às 23 horas. Ouça aqui a entrevista completa.

Fonte: Agência Sindical

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *