Ultimas notícias

Negociação da Campanha Salarial de Comissários de Despachos pode ir a Dissídio Coletivo

A FEAAC representando todos os SEAACs filiados participou de uma mesa redonda na Delegacia Regional do Trabalho de São Paulo – DRT – nesta quarta-feira, dia 31de agosto, com o Sindicomis, sindicato patronal que representa a categoria Comissária de Despachos.

Na audiência não se chegou a um acordo sobre as cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho nem quanto ao reajuste salarial. As negociações foram encerradas e a saída agora será a Justiça, ou seja, a abertura de Dissídio Coletivo.

Aceitar a proposta do Sindicomis significaria prejudicar os trabalhadores da categoria, porque enquanto o IPC acumulado ficou em 9,49%, o patronal oferece 8,5%, impondo perdas num período de inflação crescente.

Temos informação de que grande parte das empresas já aplicaram o reajuste com índice do INPC, que foi de 9,49%. O sindicato patronal está atendendo apenas a um pequeno número de empresas, que estão forçando que seja aplicado índice de apenas 8,5%.

Disposição para negociar
Sempre houve disposição da FEAAC e dos SEAACs para negociar. Estamos há mais de quatro meses com a pauta no sindicato patronal. Fizemos várias reuniões, com propostas concretas.

A FEAAC mais uma vez tentou argumentar que não era possível aceitar a proposta de índice menor, pois várias empresas já estavam aplicando o INPC. O argumento do Sindicomis foi que não poderia mudar por decisão da diretoria, e porque a Federação do Comércio também entende que não poderia aceitar a reposição total da inflação.

Até que se entre com o processo de Dissídio Coletivo e tenha a primeira mesa de negociação, acreditamos que existe a possibilidade de uma nova proposta por parte do patronal.

Pressão
Sabemos que o Sindicomis está ameaçando fechar acordo com outros sindicatos que não estão na Federação, inclusive sindicatos que não tem a categoria, e já avisamos que vamos denunciar ao Ministério Público, pois estes sindicatos sequer convocaram assembleia dos trabalhadores, seja para tirar a pauta, seja para aceitar a contraproposta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.