Artigos de menuDestaqueNotícias Seaac

Panfletagem de estudantes de Psicologia da PUC-Campinas alerta sobre o assédio moral e sexual

Estudantes do quarto ano do curso de Psicologia da PUC-Campinas realizaram nesta quarta-feira, dia 6 de dezembro, uma panfletagem para alertar sobre o Assédio Moral e Sexual que vem se tornando uma das principais causas de adoecimento entre trabalhadoras e trabalhadores.

A ação ocorreu durante a votação do Acordo Coletivo de Trabalho dos funcionários da Funcamp – Fundação para o Desenvolvimento da Unicamp.

Segundo levantamento realizado pelas estudantes, sob a coordenação da professora Heloísa Aparecida de Souza, da disciplina de estágio, o número de casos de assédio nas unidades básicas de saúde de Campinas chamou a atenção para o problema que é ignorado ou negligenciado pelas chefias.

Segundo a presidente do SEAAC Campinas, Elizabete Prataviera, que abriu a entidade para que as alunas realizassem enquetes junto às categorias, somente na Funcamp, ocorreram dois casos de demissão, após as denúncias de assédio levadas pelo Sindicato ao Ministério Público do Trabalho e à Delegacia Regional do Trabalho. “Na Funcamp tem casos de assédio dos cargos superiores, mas também tem assédio de concursados da Unicamp, contra os contratados da Funcamp. Já fizemos ações conjuntas com a Unicamp para tentar conscientizar e orientar.Temos um TAC com o MPT e que vai precisar ser revisto para que haja mais programas de conscientização e acolhimento das vítimas de assédio moral e sexual”, diz a presidente do SEAAC Campinas.

O Sindicato criou inclusive um plantão de acolhimento em Saúde Mental, para encaminhar trabalhadoras e trabalhadores que estejam sendo vítimas de assédio.