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Por decisão da ANS, Unimed terá que transferir todos os seus clientes

A empresa possui 740 mil clientes que, nas redes sociais e sites, reclamam das dificuldades de conseguir atendimento em clínicas e laboratórios.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) decretou, no dia 2, que os 740 mil clientes da Unimed Paulistana terão de ser transferidos para outros convênios de saúde. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Segundo a entidade, a Unimed vive um processo de “anormalidades econômico-financeiras graves” e vem sendo acompanhada pela agência desde 2009. Como a empresa não conseguiu resolver os problemas, a agência decretou um prazo de 30 dias para que toda a carteira de clientes seja negociada.

Comunicando os clientes
A empresa afirma que esta enviando comunicados sobre as decisões da ANS aos clientes e que o atendimento continua normalizado. Apesar disso, nas redes sociais, e principalmente em seu site, o número de críticas ao atendimento à empresa cresce.

Dezenas de reclamações estão sendo realizadas no site Reclame Aqui. A maioria delas refere-se à dificuldade dos clientes de realizar o cancelamento do plano de saúde. Vários clientes também denunciam que laborátorios e clínicas não estão atendendo o plano de saúde.

Confira na íntegra da nota da ANS
“A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) decretou na quarta-feira, dia 2, a alienação compulsória da carteira de beneficiários da operadora Unimed Paulistana. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), por meio da Resolução Operacional nº 1.891, com a finalidade de garantir a assistência aos consumidores.

A situação da operadora vem sendo acompanhada pela Agência que, desde 2009, instaurou quatro regimes especiais de direção fiscal (acompanhamento presencial feito por agente nomeado pela ANS em decorrência de anormalidades econômico-financeiras graves) e dois regimes de direção técnica (acompanhamento presencial feito por agente nomeado pela ANS em decorrência de anormalidades assistenciais e administrativas graves).

Como a operadora não conseguiu sanear os problemas, a ANS determinou que a Unimed Paulistana deve negociar a transferência da totalidade de sua carteira de beneficiários no prazo de 30 dias corridos após o recebimento da intimação. A interessada deverá possuir situação econômico-financeira adequada e manter as condições dos contratos sem prejuízos aos consumidores.

Caso não realize a alienação nesse prazo, a ANS fará uma oferta pública para que operadoras interessadas ofereçam propostas de novos contratos aos beneficiários da Unimed Paulistana.

É importante ressaltar que a operadora continua tendo obrigação de manter a assistência aos seus beneficiários até que a transferência para outra operadora seja finalizada. Os beneficiários devem manter o pagamento de seus boletos para garantir o direito à migração para uma nova operadora.

De acordo com dados de julho/2015, a Unimed Paulistana possui aproximadamente 744 mil beneficiários, em sua maior parte residente no município de São Paulo, e dos quais 78% estão em planos coletivos (empresariais e por adesão).

Em caso de dúvidas ou denúncias, os beneficiários podem entrar em contato pelo Disque ANS (0800 701 9656), pela Central de Atendimento no portal da Agência (www.ans.gov.br) ou pessoalmente, nos Núcleos da ANS presentes em 12 cidades. “

No estado de São Paulo, são dois endereços:
Núcleo da ANS em São Paulo: Av. Bela Cintra, nº 986 – 9º andar – Edifício Rachid Saliba – Bairro Jardim Paulista – São Paulo/SP.
Núcleo da ANS em Ribeirão Preto: Av. Presidente Vargas, nº 2121 – 2º Andar – Sala 203 – Edifício Times Square – Ribeirão Preto/SP.

Fonte: Brasil de Fato

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