Saiba como acelerar o seu pedido de aposentadoria

Envio incorreto de documentos pelo site do INSS pode atrasar e até barrar a concessão

Quem vai se aposentar pelo INSS pode fazer o pedido sem sair de casa, pelo telefone 135 ou pelo site Meu INSS. No entanto, a falta de familiaridade com a internet pode acarretar no envio incorreto de informações para o instituto e, consequente, atraso na liberação do benefício.

Agora, em reportagem desta segunda-feira (21) mostra como evitar falhas no requerimento e acelerar a concessão da aposentadoria.

Antes de iniciar o processo, use o site do INSS para conferir as exigências do benefício e simular qual será o valor da renda mensal. Neste momento é possível perceber se algum período não está sendo calculado pelo instituto.

Os segurados que esperam pelo benefício no INSS não perdem o dinheiro, já que, quando a renda é liberada, o instituto paga os atrasados desde a data em que o pedido foi feito.

De acordo com Anderson Willian Gonçalves Borges, chefe da divisão de gestão de benefícios do INSS em São Paulo, identificando o que falta, o segurado pode resolver essa pendência e evitar ser convocado posteriormente para o cumprimento de exigências

Durante o requerimento, o segurado deve prestar muita atenção ao questionário feito pelo site, pois ele vai direcionar para o envio da documentação necessária para comprovar o direito

“Se responde que ‘sim’ à pergunta sobre o período de trabalho para órgão público, vai sair do processamento automático, porque vai precisar de documento”, exemplifica Borges.

Enviar documentos com rasuras ou ilegíveis também inviabiliza a análise correta do pedido pelos técnicos do INSS. Confira ao lado os requisitos para a digitalização.

Feito o pedido, o segurado deve acompanhar o andamento da análise pelo Meu INSS. “Quem pede pelo 135 também pode acompanhar pelo site e saber tem alguma exigência para cumprir”, orienta Borges.

Concessão do benefício | Aumente as suas chances

  • Desde 2018, o segurado pode solicitar sua aposentadoria pelo site do INSS, além do telefone 135
  • O acesso é pelo link www.gov.br/meuinss
  • A documentação necessária para comprovar o direito ao benefício deve ser anexada no site
  • Falhas no envio podem acarretar na demora da concessão ou até mesmo no indeferimento do pedido

Evite os erros mais comuns

1. Confira seu cadastro de contribuições

  • Antes de solicitar o benefício, verifique pelo site MEU INSS se cumpre as exigências
  • O extrato de contribuições (Cnis) é o documento mais importante da aposentadoria
  • Com base nele, o INSS calcula o tempo de contribuição e o valor do benefício

Analise seu Cnis com muita atenção

  • Compare cada salário com os seus holerites e pagamentos mês a mês
  • O extrato das contribuições também informa se há alguma pendência
  • Se houver, será preciso procurar a empresa, obter documentos complementares e pedir a correção 

2. Separe todos os documentos 

Reúna tudo o que tiver de sua vida profissional:

  • Carteiras de trabalho
  • Certificado de reservista, no caso dos homens
  • Certificado de tempo de contribuição, para quem foi funcionário público
  • Carnês de pagamento, para quem foi contribuinte individual
  • Extratos do Fundo de Garantia
  • Holerites
  • Contratos de início e fim do vínculo de trabalho
  • Sentença de ação trabalhista

3. Quando pedir a aposentadoria, responda às perguntas com precisão

  • Ao iniciar o agendamento, o sistema vai gerar algumas perguntas
  • Tenha atenção ao responder a essas questões, pois elas terão efeito no processo de aposentadoria
  • Uma pergunta respondida de forma errada pode levar o sistema a desconsiderar um período contributivo, por exemplo

5. Como anexar os documentos

  • Depois de responder a todas as perguntas, o segurado terá a opção de enviar arquivos ao INSS
  • Para todas questões respondidas positivamente, é importante mandar o documento que comprove o seu direito
  • Portanto, se disse que foi servidor público, encaminhe a certidão do órgão em que trabalhava
  • Basta tirar uma foto, anexar e enviar ao órgão

Padrão exigido

Salve o aquivo como: Nome e Sobrenome_CPF_TIPO DO DOCUMENTO.pdf

  • Todos documentos devem estar em formato de arquivo .pdf
  • O documento tem que estar legível e sem rasuras
  • Anexe os documentos respeitando a sequência pedida no site Meu INSS
  • O tamanho de cada arquivo não poderá exceder 5 MB e a soma de todos os arquivos deverá respeitar o limite de 30 MB
  • Acima deste limite, será preciso agendar atendimento na agência para entregar a documentação

Qualidade da digitalização:

  • Resolução 150 dpi
  • Colorido e 24 bits
  • Posição de leitura: vertical 

Processo trabalhista
Para não correr o risco de deixar de apresentar alguma informação importante ao INSS, anexe todo o processo

Entenda os prazos

  • De janeiro de 2018 a outubro de 2019, o INSS do estado de São Paulo já concedeu 290 mil aposentadorias automáticas
  • Não há, porém, como garantir que isso vá acontecer
  • O INSS iniciou um mutirão para tentar acelerar a liberação de aposentadorias, mas o pedido pode levar mais tempo do que o esperado
  • Há estados no país onde a análise chega a demorar nove meses
  • Se houver falha ou falta da entrega de alguma documentação, o INSS vai pedir a apresentação de documentos complementares
  • Neste caso, o segurado tem até 75 dias para apresentar documentos solicitados ou seu processo será extinto, sem análise do instituto e sem possibilidade de recurso

Fontes: INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), instrução normativa 102, de 14 de agosto de 2019 e reportagem

Fonte: Agora SP

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