Notícias Seaac

SEAAC Campinas participa do 5º Encontro com as Mulheres Sindicalistas em Brasília

As diretoras do SEAAC Campinas e Região Elizabete Prataviera, presidente e Luciana P. Franco, secretária da Mulher, Criuança e Adolescente, estão participando do 5º Encontro com as Mulheres Sindicalistas – Diálogos sobre o Mundo do Trabalho. O evento ocorre nesta sexta-feira, dia 4, em Brasília. O tema central dos debates é o mundo trabalho, avanços e desafios para a autonomia econômica das mulheres.

O destaque é para a participação da ministra Delaíde Alves Miranda Arantes, do Tribunal Superior do Trabalho, a assistente social Magda Bello de Almeida Neves, professora Doutora da UFMG, e a pesquisadora Helena Hirata, diretora de Pesquisa Emérita no Centro Nacional de Pesquisa Científica, da França.

Entre os temas que serão detalhados, estão os desafios no mercado de trabalho e as políticas de cuidado sob a perspectiva de gênero. A proposta é discutir a divisão sexual do trabalho, a co-responsabilização de mulheres e homens pelas tarefas domésticas e de cuidados e seus impactos na participação das mulheres no mercado de trabalho.

Promovido pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, ligada ao Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, o 5º Encontro com as Mulheres Sindicalistas vai até ás 18h, no Hotel Nacional (Quadra 1 – Bloco A), na Asa Sul.

A coordenadora-Geral de Autonomia Econômica das Mulheres, Simone Schäffer, responsável pela organização do evento, destaca que a programação faz parte das comemorações do Dia Internacional das Mulheres e que esta é uma atividade que vem sendo preparada em conjunto com o Ministério do Trabalho e Previdência Social.

Confira a programação completa
5º Encontro com Mulheres Sindicalistas Diálogos sobre o Mundo do Trabalho: Desafios para a Autonomia Econômica das Mulheres
8h30min – Credenciamento
9h30min – Mesa de abertura
10h30min – Marcos legais e os desafios no mercado de trabalho
Ministra Delaíde Alves Miranda Arantes – Tribunal Superior do Trabalho
Magda Bello de Almeida Neves – Professora Doutora da UFMG
13h – Almoço
14h30min – Políticas de cuidado e o mercado de trabalho Helena Hirata – Diretora de Pesquisa Emérita no Centro Nacional de Pesquisa Científica – CNRS, França
Renata Gonçalves – Coordenadora do Núcleo de Estudos Heleieth Saffioti – UNIFESP
Tatau Godinho – Secretária de Políticas do Trabalho e Autonomia Econômica das Mulheres – SPM/MMIRDH
18h – Encerramento

Fonte: FNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.