Artigos de menuDestaqueNotícias Seaac

Síndrome de Burnout: Você já ouviu falar?

A síndrome de Burnout é um fenômeno psicológico associado ao ambiente de trabalho, caracterizado por uma resposta prolongada ao estresse crônico. Geralmente, ocorre quando um indivíduo se sente sobrecarregado, esgotado emocionalmente e incapaz de atender às demandas constantes da vida profissional.

A turma do décimo semestre do curso de Psicologia da PUC-Campinas, sob a supervisão da professora e coordenadora do estágio Heloísa Aparecida de Souza, preparou um material explicativo que ajuda a compreender os sintomas do Burnout e indicar o momento em que é preciso pedir ajuda.

Em parceria com o SEAAC Campinas e Região, estudantes concluintes do curso de Psicologia mantem um plantão de acolhimento no Sindicato para trabalhadoras e trabalhadores que estejam passando por períodos de estresse ou algum abalo na saúde mental. Os atendimentos podem ser de forma presencial, ou por chamada de vídeo.

O serviço de acolhimento funciona às quartas-feiras das 13h às 17h. Para agendar a participação basta entrar em contato pelos telefones: (19) 97406-9148, (19) 3213-1742, ou enviar e-mail para seaaccampinas@seaaccampinas.org.br.

Conheça mais sobre os sintomas do Burnout

Os sintomas incluem: exaustão física e mental, cinismo em relação ao trabalho e uma diminuição da eficácia profissional.

É de extrema importância reconhecer esses sinais precocemente para prevenir consequências mais graves para a saúde mental.

Formas de prevenir:

  • Estabeleça limites: Defina limites entre trabalho e vida pessoal. Aprenda a dizer não
  • Gestão de tempo: Organize seu tempo de maneira eficiente.
  • Cuide da sua saúde: Tenha uma boa rotina de sono, cuide da sua saúde física e mental e também da alimentação
  • Crie momentos de recuperação: No trabalho, faça pequenas pausas para relaxar e olhar pra si. Fora do ambiente de trabalho, tenha momentos de lazer e descanso.
  • Comunicação aberta: Fale com seus colegas e supervisores sobre suas preocupações
  • Estabeleça objetivos realistas: Defina metas alcançáveis e divida-as em tarefas menores.