Ultimas notícias

Taxa de desemprego fica em 4,8% em novembro e cai em quatro capitais

A taxa de desemprego avançou em apenas uma das cinco capitais onde está sendo realizada a Pesquisa de Emprego e Desemprego, calculada pela Fundação Seade e pelo Dieese (PED), na passagem de outubro para novembro. Em relação a ao mesmo mês do ano passado, contudo, a taxa aumentou em todas as cinco cidades.

A taxa de desemprego ficou em 4,8% em novembro deste ano. A taxa está acima das observadas em outubro deste ano (4,7%) e em novembro do ano passado (4,6%). Os dados são da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), divulgada nesta sexta-feira, dia 19, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A população desocupada ficou em 1,2 milhão de pessoas no mês, sem variação significativa de outubro para novembro. O número de pessoas ocupadas manteve-se em 23,4 milhões de pessoas nas seis regiões metropolitanas pesquisadas pelo IBGE.

O número de pessoas com carteira assinada no setor privado também manteve-se estável, em 11,8 milhões.

De outubro para novembro deste ano, a taxa de desemprego aumentou apenas no Recife, ao passar de 12,1% para 12,4%. Em todas as outras quatro cidades, a taxa recuou no período. Em Fortaleza, ela caiu de 7,8% para 7,6%; em Porto Alegre, de 6,5% para 6,3%; em Salvador, de 17,3% para 17% e, em São Paulo, de 10,1% para 9,8%.

Em relação a novembro de 2013, a taxa de desemprego subiu em todas as cinco capitais. Na capital cearense, ela aumentou de 7% para 7,6%; enquanto em Porto Alegre, ela passou de 6,2% para 6,3% e, no Recife, de 12,3% para 12,4%. Na capital baiana, por sua vez, a taxa passou de 16,9% para 17%, enquanto, em São Paulo, ela avançou de 9,4% para 9,8% no período.

A pesquisa divulgou ainda que a taxa de desemprego no Distrito Federal em novembro foi de 12,2%, mas não há base de comparação anterior. Isso porque, assim como ainda acontece em Belo Horizonte, houve problemas na licitação para contratar a empresa para fazer a pesquisa de campo. O Dieese informou, contudo, que as pendências já foram resolvidas e que a pesquisa na capital mineira deve ser retomada em 2015.

Fonte: Agência Brasil/Diário do Grande ABC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.