Artigos de menuUltimas notícias

Taxa de desemprego no Brasil cai para 7,5% no trimestre até novembro, mostra IBGE

A taxa de desemprego no Brasil caiu para 7,5% no trimestre encerrado em novembro, de acordo com os dados da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua) divulgados, no dia 29 de dezembro, pelo IBGE 

Em igual período de 2022, a taxa de desemprego medida pela Pnad Contínua estava em 8,1%. No trimestre encerrado em outubro de 2023, a taxa de desocupação era de 7,6%.

“É a terceira queda consecutiva da taxa de desocupação e, no trimestre encerrado em novembro, essa retração segue o movimento do mesmo período nos anos anteriores, quando de modo geral, há redução nesse indicador. Nesse trimestre, a queda é explicada pela expansão no número de pessoas ocupadas”, afirmou a coordenadora de Pesquisas por Amostra de Domicílios do IBGE, Adriana Beringuy.

Pessoas ocupadas
O número de pessoas ocupadas foi estimado na pesquisa em 100,5 milhões, o que equivale a crescimento de 0,9% em relação ao trimestre anterior.

De acordo com o IBGE, esse contingente atingiu o maior patamar da série histórica da Pnad Contínua, iniciada em 2012. Ainda conforme o instituto, são 8,2 milhões de pessoas em busca de trabalho no País, o menor contingente desde o trimestre encerrado em abril de 2015, quando havia 8,15 milhões.

A renda média real do trabalhador foi de R$ 3.034, no trimestre encerrado em novembro. O resultado representa expansão de 3,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.

A massa de renda real habitual paga aos ocupados somou R$ 300,164 bilhões no trimestre até novembro, alta de 4,8% ante igual período do ano anterior.

Monitoramento da força de trabalho
A Pnad Contínua é o principal instrumento para monitoramento da força de trabalho no País. A amostra da pesquisa por trimestre no Brasil corresponde a 211 mil domicílios pesquisados.

Cerca de 2 mil entrevistadores trabalham na pesquisa, em 26 estados e no Distrito Federal, integrados à rede de coleta de mais de 500 agências do IBGE.

Fonte: Diap