Artigos de menuUltimas notícias

Trabalhadores perdem voz no STF sem Rosa Weber

Com a aposentadoria da ministra Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal (STF), que se despediu do cargo nesta quarta-feira (27), os trabalhadores perdem voz na Corte, avaliou o colunista do UOL Leonardo Sakamoto durante participação na edição noturna do UOL News.

“A ministra Rosa Weber vai fazer falta no Supremo. É uma pessoa que, ao longo do seu mandato como ministra, sempre foi uma voz atuante em nome de minorias em direitos, em nome dos trabalhadores. Com a aposentadoria dela, a gente perde a última representante da área trabalhista dentro do STF. Ela atuou firmemente em momentos importantíssimos do combate ao trabalho escravo no Brasil, quando forças políticas tentavam proibir o resgate de pessoas durante o governo Michel Temer. Ela é uma das únicas do Supremo com tendência de votação pró-trabalhador“.

Sakamoto lembrou ainda que Rosa sempre atuou em defesa do direito das minorias que, embora sejam maiores numericamente, são minoritárias em direitos.

“É uma pessoa que vai fazer falta, colocou temas que incomodam e por isso são importantes, que dizem respeito à dignidade brasileira. Nessa reta final ela resolveu assumir e dar a cara para bater, sem medo de receber críticas. A gente espera que o presidente Lula substitua a ministra com um nome à altura e que substitua esse nome de preferência com uma mulher, e de preferência da preferência com uma mulher negra. Certas decisões precisam ser refletidas pela ótica da experiência de quem viveu determinadas opressões e privações”.

Fonte: Leonardo Sakamoto no UOL Notícias