Artigos de menuUltimas notícias

Trabalho Escravo no Brasil: números chocantes a ser combatido

Trabalho escravo/Foto: Divulgação MPT

Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) revelou que até este mês, 472 empresas estão registradas na famosa “lista suja do trabalho escravo”. Esta lista compila empregadores que submeteram trabalhadores a condições análogas à escravidão, um reflexo sombrio da exploração laboral no país.

Trabalho Escravo: Números Impactantes de Exploração Laboral

De janeiro até o dia 21 do mês atual, auditores fiscais do trabalho resgataram 2.847 pessoas submetidas a condições análogas à escravidão. Além disso, descobriram 2.064 crianças e adolescentes envolvidos em trabalho infantil, uma prática proibida por lei, conforme estabelecido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

A Realidade Subestimada da Exploração de Trabalho

Fontes do MTE apontam que esses números, já chocantes, provavelmente subestimam a exploração ilegal da força de trabalho no Brasil. Um fator crucial é a defasagem no quadro de auditores fiscais do trabalho, um problema que persiste ao longo dos anos.

Trabalho Escravo: O Impacto da Escassez de Auditores Fiscais

O presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait), Bob Everson Carvalho Machado, ressalta que a falta de auditores afeta drasticamente as operações de fiscalização. Com apenas 1.917 auditores ativos de um potencial de 3.644, Machado enfatiza que essa escassez tem um impacto sério em todas as áreas de atuação da inspeção do trabalho.

Esta situação coloca em destaque a dificuldade em enfrentar a exploração laboral e a necessidade urgente de medidas que reforcem a fiscalização para proteger os trabalhadores vulneráveis no país.

Fonte: Rádio Peão Brasil/com Agência Brasil