Artigos de menuUltimas notícias

Universidades e institutos federais entram em greve a partir desta segunda-feira

Pelo menos oito universidades federais já estão em greve e a previsão é que outras 16 universidades, centros e institutos federais, parem nesta segunda (15).

Técnicos e professores de universidades, escolas e institutos federais entram em greve a partir desta segunda-feira (15), após negociação salarial entre o sindicato da categoria e o Ministério da Educação terminar sem acordo.

Como a Rede Brasil Atual informou na semana passada, uma reunião entre reitores de universidades federais e os ministros da Gestão e Inovação, Ester Dweck, e da Educação, Camilo Santana, foi convocada para o dia 11, em um contexto de iminente greve. De acordo com o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superios (ANDES-SN), o governo ofereceu reajuste apenas no auxílio-alimentação, assistência pré-escolar e no valor para saúde suplementar.

Leia também: Servidores federais não terão reajuste em 2024, reitera governo

A categoria, no entanto, não aceitou ficar sem reajuste salarial, já que reivindica aumento de 22% até 2026. “Seguem mantidos apenas os acréscimos nos benefícios, projetando toda e qualquer recomposição remuneratória para as negociações setoriais. Tanto o pagamento do acréscimo dos benefícios quanto a instalação e avanço das mesas setoriais estão condicionados à não realização de greves e paralisações, que suspenderiam as negociações com o governo”, disse Gustavo Seferian, presidente do ANDES-SN.

Embora a decisão tenha sido tomada pelo ANDES-SN, a adesão à greve depende dos sindicatos locais. Pelo menos oito universidades federais já estão em greve e a previsão é que outras 16 universidades, centros e institutos federais, parem nesta segunda (15).

Fonte: Rede Brasil Atual