Artigos de menuUltimas notícias

Prova de vida: como vai funcionar a obrigatoriedade em 2021

Os beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) têm até o mês de março para realizar a prova de vida para não ter o pagamento bloqueado. O INSS adiou o bloqueio de aposentadorias e pensões de segurados que estão sem fazer a prova de vida desde março de 2020.

prova de vida

O órgão adiou por 1 mês o bloqueio dos benéficos para quem ainda não realizou a prova de vida. Dessa maneira, os segurados têm o mês de janeiro e fevereiro para comparecer à agência bancária e fazer a prova de vida.

Diante disso, os bloqueios começaram a partir do final de março. É importante lembrar que a data anterior era fevereiro, mas, devido ao aumento de casos da Covid-19 em todo o país e sendo os beneficiários, em sua maioria, integrantes do gruo de risco, o Instituto resolveu adiar a prova de vida mais uma vez.

Prova de vida
A prova é obrigatória e ocorre anualmente para os beneficiários do INSS que devem comparecer a uma agência do Instituto, ou ao banco em que é correntista para provar ao Estado que está vivo.

Dessa maneira, caso o segurado não compareça na data marcada terá o benefício bloqueado, até que seja provado o estado de vida. Sendo assim, caso não ocorra a prova, os benefícios são cancelados de forma definitiva.

Os bancos determinam as datas de comparecimento dos beneficiários nas agências. Há bancos que usam a data do aniversário do segurado ou da data do benefício ou, até mesmo, realizam convocações antes da data de vencimento da prova de vida.

Fonte: Diap

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.