Artigos de menuUltimas notícias

Sete dicas para quem está buscando recolocação no mercado de trabalho

Em um país em que o número de pessoas que buscam ativamente um emprego não diminui, a necessidade de se destacar entre os concorrentes é fundamental. Afinal, é isso que vai fazer a diferença entre ser um candidato bem-sucedido ou não nessa jornada. E as oportunidades estão aí.

Para se ter ideia, no Brasil, o número de empregos formais gerados nos cinco primeiros meses de 2021 chegou a 1.233.372, de acordo com dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados pelo Ministério da Economia. Segundo o levantamento, 280.666 empregos com carteira assinada foram criados no país apenas no mês de maio.

Ou seja, quem está em busca de recolocação no mercado de trabalho deve estar atento às vagas e mais ainda em como está se preparando para elas. Para ajudar nesta jornada o especialista Marco Santos, da Marco Santos PRO, empresa que atua com treinamentos em design thinking, liderança e criatividade, traz algumas dicas. Confira!

– Tenha currículo on e offline com destaques da sua trajetória

Sim, é muito importante ter um documento bem feito, atualizado e que ressalte suas melhores qualidades para enviar sempre que houver uma oportunidade de vaga. Porém, já pensou em um currículo on-line? As redes sociais profissionais também são ótimos chamarizes para vagas.

Nos dois casos a dica é: invista em uma foto de boa qualidade para postar/anexar ao documento. Também utilize nomes e e-mails fáceis de serem digitados. Uma outra sugestão é começar destacando resumidamente a sua trajetória e realizações. Posteriormente, aprofunde por experiência, sempre dando exemplos e número que destaquem a sua contribuição para a conquista mencionada. Por fim, destaque a formação e cursos complementares.

Fazendo nessa ordem, em poucas linhas você já demonstra que tem condições de preencher a vaga. É como um trailer de um filme: você começa destacando os melhores momentos e depois conta a história para quem se interessar. Importante ainda ter o final adequado em que são dados os créditos, ou seja, como você fez para chegar nos resultados.

– Tenha vários currículos

Para ser mais assertivo, tenha preparado vários tipos de currículo. Eles devem demonstrar as habilidades e conhecimentos específicos para cada tipo de vaga que você deseja se encaixar. Caso contrário, parecerá muito genérico e seu risco de cair na vala comum é muito grande.

– Posicione-se adequadamente na internet

Como está o seu posicionamento na internet? Como você trabalha com a sua reputação? Não são apenas os candidatos que estão na rede. Os pesquisadores também estão. Ou seja, certamente eles irão pesquisar os candidatos e analisar aspectos como: se escrevem corretamente, como se comporta no ambiente social, como são seus amigos, etc.

Tenha noção de que tudo o que você curte, compartilha, e opina faz parte da sua imagem. Uma excelente forma de se fazer ser notado é escrevendo sobre aspectos relevantes com o seu ponto de vista. Ao elaborar e compartilhar a sua opinião, você já vai se destacar da maioria que só copia o que vê. Seja você a fonte do seu tema.

– Seja atuante na sua especialização

Ainda no âmbito da rede social é importante estar presente no seu ramo de especialização. Existem diversos fóruns especializados e grupos das mais variadas carreiras. Compartilhe sua opinião nesses locais. Os algoritmos das redes sociais adoram quando você gera conteúdo de alta qualidade e ajuda as pessoas a ficarem mais tempo na plataforma. A sua recompensa vem em forma de exposição e de pessoas que querem conhecer o seu trabalho com mais profundidade. Além disso, ajuda a fortalecer a sua imagem.

– Proatividade faz a diferença

Na busca por empregos, uma boa sugestão é ao identificar a vaga e se inscrever nela, ter também uma postura mais ativa: verifique se você conhece alguém que trabalha na empresa que surgiu a oportunidade e peça para fazer essa conexão. Grande parte do preenchimento das vagas acontece por indicações.

– Reflita sobre a sua preparação

Um outro aspecto que deve ser levado em consideração é uma reflexão sobre estar preparado para novas funções. Eventualmente, quando o profissional passa por um desligamento, por mais difícil que seja o momento pode ser a hora de analisar se um investimento em novas habilidades não será necessário. Ter uma postura analítica consigo mesmo faz toda a diferença para construir profissionais mais bem preparados. Atualmente diversos cursos on-line de qualidade estão disponíveis no mercado para agregar mais habilidades na sua trajetória.

– Confiança, simpatia e pontualidade

Por fim, se você seguiu as seis dicas iniciais, certamente chegará a hora da entrevista para uma vaga. Até aqui o candidato já buscou preparação, leu muito sobre sua área, posicionou-se bem nas redes sociais e montou um currículo atrativo. Ou seja, tudo isso deverá se refletir no seu bate-papo pessoalmente. Demonstre confiança nas suas habilidades, seja simpático e extremamente pontual.

Fonte: Redação/Tribuna do Paraná

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.