Assembleias de agosto vão garantir negociação da Campanha Salarial 2021

O SEAAC de Campinas e Região esclarece que a convocação das assembleias ordinárias da Campanha Salarial das categorias com data base em 1º de agosto, é um trâmite legal exigido pelo Ministério do Trabalho e pela Justiça do Trabalho a cada ano.

Em razão da pandemia da Covid 19, e do alto índice de casos da doença não convocaram as assembleias no mês de junho deste ano, para a discussão e aprovação das Pautas de Reivindicações, porque aglomerações não eram permitidas pelos governos municipal, estadual e federal.

Independente da realização das assembleias, o SEAAC Campinas e a FEAAC, com o objetivo de garantir que os trabalhadores não percam seus direitos, já que não existe a ultratividade das Convenções Coletivas em vigor, enviou as pautas aos sindicatos patronais, reafirmando a data base de 1º de agosto. Alguns Sindicatos patronais confirmaram o recebimento e estão voltando agora ao trabalho presencial, quando pretendem convocar suas respectivas assembleias para debater a proposta de Convenção Coletiva para 2021.

O SEAAC Campinas e a FEAAC informam que tão logo tenhamos a contraproposta patronal, os trabalhadores serão informados pelas redes sociais, site, Facebook e Boletim Eletrônico. As assembleias realizadas em agosto vão garantir manutenção da assembleia permanente e também a autorização para instauração do juízo arbitral e ajuizar dissídio coletivo de trabalho se necessário.

Reajuste pelo INPC – A Pauta de reivindicações encaminhada ao patronal em junho propôs 10% de reajuste salarial, além de aumento real de 2%. A inflação acumulada no período pelo INPC, de 01/08/2020 a 31/07/2021 foi de 9,85%, índice que o Sindicato recomenda que as empresas concedam, à título de antecipação.

Confira o balanço das negociações

COBRANÇA E RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO
Até o dia 20 de agosto a Federação não recebeu qualquer contraproposta ou pedido de marcação de reunião para tratar das negociações coletivas.
Também não foi publicado qualquer edital de convocação de assembleia do sindicato patronal para tratar das negociações coletivas

CONTABILIDADE E ASSESSORAMENTO, PERÍCIAS, INFORMAÇÕES E PESQUISAS
Não recebemos até esta data qualquer proposta ou solicitação de reunião para tratar das negociações coletivas 2021/0222.

Temos conhecimento que o sindicato patronal realizou sua assembleia no último dia 12 de agosto de 2021, para tratar de uma proposta de negociação.

SOCIEDADE DE ADVOGADOS
Até a presente data a Federação não recebeu qualquer contraproposta ou pedido de marcação de reunião para tratar das negociações coletivas.

Também não foi publicado qualquer edital de convocação de assembleia do sindicato patronal para tratar das negociações coletivas

ADMINISTRADORES DE CONSÓRCIOS
Informamos que foi realizada uma reunião, e na oportunidade ainda não havia uma proposta oficial, pois segundo seus representantes, o sindicato patronal estava consultando as empresas, e tão logo tivessem uma proposta, voltariam a procurar a Federação. Estamos aguardando.

LOCADORAS DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS PARA TERRAPLENAGEM
O Sindicato patronal informou que a assembleia das empresas ainda não se definiu pela apresentação de uma contraproposta para as negociações deste ano. Assim que houver deliberação nesse sentido, comunicaremos.

A Federação notificou todos os sindicatos patronais das categorias acima mencionadas cobrando uma resposta às negociações coletivas, no último dia 18 de agosto de 2021, informando a necessidade de um posicionamento para sere levado às assembleias dos trabalhadores que teriam início em 23 de agosto.

10 comentários em “Assembleias de agosto vão garantir negociação da Campanha Salarial 2021

  • 24 de setembro de 2021 em 09:28
    Permalink

    Bom dia!

    Alguma novidade das negociações para CONTABILIDADE?

    Resposta
    • 24 de setembro de 2021 em 12:40
      Permalink

      Boa tarde Jessica. A Convenção Coletiva continua em discussão.O Patronal não concordou em aplicar o índice da inflação, que foi de 9,85%. Pedimos que fizessem uma contraproposta e estamos aguardando.Recomendamos aos escritórios e às empresas a antecipação do reajuste pelo INPC, que no período de 01/08/2020 a 31/07/2021 foi de 9,85%. Estamos propondo também que as empresas assinem Acordos Coletivos de Trabalho diretamente com o SEAAC Campinas. É só solicitar que enviamos a minuta e negociamos as cláusulas adicionais. O e-mail para contato é seaaccampinas@seaaccampinas.org.br

      Resposta
  • 2 de setembro de 2021 em 17:33
    Permalink

    Boa Tarde! Alguma Novidade sobre o reajuste de SOCIEDADE DE ADVOGADOS?

    Resposta
    • 2 de setembro de 2021 em 17:36
      Permalink

      Boa tarde, Bruna. Tivemos assembleia da categoria no dia 30, no SEAAC Campinas. Esperamos até o último momento que o sindicato patronal enviasse sua proposta para a pauta encaminhada em junho passado. Não tivemos resposta com a contraproposta, ou pedido de marcação de reunião para tratar das negociações coletivas. Também não foi publicado qualquer edital de convocação de assembleia do Sindicato patronal para tratar das negociações coletivas, que normalmente antecede o início das negociações. O índice de inflação acumulada pelo INPC no período de 01/08/2020 a 31/07/2021 foi de 9,85%,índice que o Sindicato indica que as empresas antecipem. Na Pauta de Reivindicações encaminhada ao Patronal em junho, o índice de reajuste reivindicado foi de 10%

      Resposta
  • 30 de agosto de 2021 em 13:28
    Permalink

    Boa Tarde! Alguma Novidade sobre o reajuste de contabilidade ou a porcentagem que estão negociando?

    Resposta
    • 30 de agosto de 2021 em 14:17
      Permalink

      Boa tarde Thais. Não foi apresentada nenhuma proposta pelo patronal na assembleia da semana passsada. Tivemos conhecimento que o sindicato patronal realizou sua assembleia no último dia 12 de agosto de 2021, para tratar de uma proposta de negociação. Solicitamos a proposta formalmente para ser levada à assembleia do dia 23, mas nenhuma proposta foi encaminhada. Recomendamos às empresas a antecipação do reajuste pelo INPC. A inflação acumulada no período pelo INPC, de 01/08/2020 a 31/07/2021 foi de 9,85%,índice que o Sindicato indica que as empresas antecipem. Na Pauta de Reivindicações encaminhada ao Patronal em junho, o índice de reajuste reivindicado foi de 10%

      Resposta
    • 2 de setembro de 2021 em 08:29
      Permalink

      Bom dia!
      Isso aí SEAAC, conto novamente como em todos os anos com o apoio de vocês para garantir a conclusão das negociações com celeridade e com o objetivo de obter ganho real, pois infelizmente nos últimos anos apenas foi possível garantir a recomposição do INPC.
      Vocês são excelentes e tenho certeza que irá garantir uma boa negociação. Abs.,

      Resposta
      • 2 de setembro de 2021 em 09:37
        Permalink

        Bom dia Marcus. Agradecemos pelo reconhecimento e valorização. Realmente, desde a reforma Trabalhista as negociações coletivas se tornaram um desafio. Depois veio a pandemia e os canais de discussão ficaram muito limitados. Continuamos trabalhando para defender os direitos e interesses da classe trabalhadora e das categorias por nós representadas. Lutamos pelo trabalho digno e salários decentes, com qualidade de vida para os trabalhadores e trabalhadoras

        Resposta
  • 25 de agosto de 2021 em 19:56
    Permalink

    Como 3ata a negociação do dissidio categoria comissario e consignatario 2020??

    Resposta
    • 26 de agosto de 2021 em 16:03
      Permalink

      Boa tarde Patricia. Não tem Convenção Coletiva assinada desde maio de 2020. O Sindicato Patronal se recusou a repor a inflação e também negou comum acordo para ingressarmos com Dissídio Coletivo na Justiça do Trabalho. A saída é assinar Acordos Coletivos de Trabalho por empresas, repondo a inflação de cada período. A proposta de ACT é enviada pelo SEAAC Campinas e cada empresa assina individualmente. O Acordo Coletivo de Trabalho traz segurança jurídica para os empresários, impede o aumento do passivo trabalhista e atualiza os salários e benefícios dos(as) trabalhadores (as), assegurando a relação de emprego.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.