Artigos de menuDestaqueNotícias Seaac

Campinas prepara programação especial em homenagem às mulheres

‘Março Delas’ é o slogan criado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos (SMASDH) para valorizar as mulheres que usam os serviços da Pasta. A programação especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, foi pensada para oferecer momentos de reflexão e escuta, cursos de empreendedorismo e oficinas nas áreas de culinária, beleza e cultivo de hortaliças.

A abertura das atividades do mês ocorreu na manhã desta segunda-feira, dia 1º de março, quando o prefeito Dário Saadi homenageou as servidoras com mais tempo de serviço na secretaria. A assistente social Noemia Rodrigues de Oliveira e a agente de suporte técnico Lúcia Rosa Velo, que, respectivamente, estão na ativa desde 1988 e 1982. 

As ações ocorrem durante todo o mês e também envolvem parcerias com a iniciativa privada e atividades intersetoriais. “A parceria firmada com o Sebrae oferece para nossas usuárias mais de mil vagas para cursos de empreendedorismo que serão ministrados entre os dias 1º e 25 de março”, ressaltou a secretária Vandecleya Moro.

Com o tema ‘Descomplique para elas’, o Sebrae disponibiliza cursos que abordarão o empreendedorismo, marketing, finanças e formalização do negócio. Haverá também opções na área de culinária onde as participantes vão aprender sobre fabricação e venda de ovos de Páscoa, cupcakes e bolos caseiros, além de formação em vendas a partir de técnicas consultivas e como organizar um salão de beleza. 

As oportunidades não param por aí. O Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (DSAN), junto com a equipe de voluntários da Fundação Cargil, irá oferecer uma oficina online de horta para as mulheres. O objetivo é que elas aprendam técnicas para cultivo de hortas domésticas ou em pequenos espaços. 

Além disso, o DSAN, fará uma roda de conversa com as mulheres que atuam na agricultura urbana. O encontro virtual irá abordar o papel das mulheres na agricultura urbana com possibilidade de troca de experiências exitosas e a contribuição dessas iniciativas na melhoria da qualidade de vida e alimentação da comunidade. 

O Departamento também irá oferecer uma oficina de culinária, na cozinha industrial da Ceasa Campinas, para as usuárias do Grupo Primavera, organização social parceira da SMASDH. 

Outra ação é a Roda de Conversa com um grupo de mães de pessoas com deficiência. A atividade online contará com a participação da secretária Vandecleya Moro, que fará um momento de escuta para essas mulheres. 

Para o Dia internacional da Mulher a secretaria irá promover ações interativas para valorizar as servidoras da secretaria em seu local de trabalho, destacando o seu potencial.

A programação completa da SMASDH pode ser acessada por meio dos links   http://bit.ly/marcodelas2021  ou https://www.facebook.com/smasdh.campinas 

Fonte: Prefeitura de Campinas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.