Artigos de menuUltimas notícias

Campinas registra forte redução de mortes na faixa etária de pessoas vacinadas

Os números de mortos computados pelo Cartórios de Registro Civil em Campinas no mês de abril, o segundo pior desde o início da pandemia, são claros em apontar que a vacinação em massa de sua população é o melhor caminho para a crise de saúde pública causada pela Covid-19. Os dados registram forte queda de mortes entre pessoas mais velhas, que foram as primeiras a ser vacinadas, e um aumento entre os não vacinados.

(foto carlos bassan – pmc – div)

Por exemplo, na faixa entre 90 e 99 anos, houve uma queda de 79% no número de mortos em relação a média desde o início da pandemia. Já entre 80 e 89 anos, a queda foi de 45% e entre 70 e 79 anos foi de 7%, lembrando que o primeiro grupo foi o primeiro a ser vacinado.

No balanço da Prefeitura de Campinas, já foram aplicadas 402.400 doses da vacina contra a Covid. Desse total, 258.776 pessoas receberam a primeira dose e 143.624, a segunda. Mas a vacinação por idade ficou restrita até o momento às pessoas acima de 60 anos.

E a eficiência da vacina é confirmada entre os não vacinados de Campinas. Todas essas faixas etárias registraram aumento do número de mortos, em forte oposição aos vacinados. A faixa etária que registrou o maior percentual de aumento de mortes em relação à média desde o início da pandemia foi a da população entre 40 e 49 anos, crescimento de 121% no número de óbitos em abril na comparação com o período que vai de março de 2020 a março de 2021.

Na sequencia, a faixa etária que vai dos 50 aos 59 anos viu o aumento do número de óbitos crescer 83% em relação à média para esta faixa etária desde o início da pandemia. Outra faixa etária que registou crescimento foi a de pessoas entre 30 e 39 anos, onde houve um aumento de 86%.

Os dados constam no Portal da Transparência do Registro Civil, base de dados abastecida em tempo real pelos atos de nascimentos, casamentos e óbitos praticados pelos Cartórios de Registro Civil do País, administrada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), cruzados com os dados históricos do estudo Estatísticas do Registro Civil, promovido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base nos dados dos próprios cartórios brasileiros.

Fonte: Carta Campinas/com informações de divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.