Catador de materiais recicláveis é indicado para assumir a direção do Departamento de Resíduos no Ministério de Meio Ambiente

Alex Cardoso. Foto: Thomas Lohnes/Arquivo Pessoal

O Brasil do Governo Lula está vivendo outros ares, iluminando e fortalecendo seu governo dando protagonismo e voz para representantes das lutas históricas deste país.

O Brasil, o governo e em especial o meio ambiente ganharão muito com essa indicação, pois o departamento sendo dirigido por um catador significa que as pautas de coleta seletiva, fechamento de lixões, logística reversa, compostagem, proibição da incineração, programas lixo zero e tantas outras pautas ambientais com certeza serão parte da agenda.

É a primeira vez que o Movimento dos Catadores, UNICATADORES, ANCAT, com apoio de diversas instituições de pesquisa, incubação e apoio fazem indicação para o governo.

O indicado é Alexandro Cardoso, dono de uma história de vida inspiradora que virou livro. Ele é catador desde a infância, estudou pouco quando jovem mas voltou aos estudos com 34 anos no EJA, avançado da quinta série do ensino fundamental para a graduação, atualmente faz mestrado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ele praticamente nasceu num carrinho de coleta, é a terceira geração de catadores na família, e um dos fundadores do MNCR, representante da categoria nacional e internacional, além de estudioso pesquisador sobre o tema de resíduos e catadores.

Formado em gestão de resíduos pelo Instituto Tecnológico Brasileiro (ITB), gestor de resíduos pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), é participante ativo na representatividade
do MNCR no Brasil e no mundo, tendo em seu currículo a organização e participação de diversos encontros, congressos e workshops nacionais e internacionais.

Estando como representante da categoria na Organização das Nações Unidas (ONU Meio Ambiente) e na Organização Internacional do Trabalho (OIT), sendo conhecido pelos atores da cadeia produtiva de reciclagem e gestão de resíduos como um dos grandes especialistas no tema, se credenciando como um nome forte para assumir este departamento.

Conheci Alex no FSM na Tunísia em abril de 2015 e desde então ampliei meus conhecimentos sobre o tema, tornando minhas atitudes mais e mais responsáveis com as necessidades que uma pessoa deve assumir para viver em sociedade, respeitando o meio ambiente.

Parabenizamos o movimento de catadores pela indicação e asseguro que A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva e o presidente Lula ganharão muito em nomear o catador para este cargo o estado precisa de governança popular, dos trabalhadores e das trabalhadoras. Só quem vive a realidade pode mudá-la, assim como o presidente Lula, que é trabalhador metalúrgico e tornou-se pioneiro no combate a fome colocando o pobre no orçamento, um de seus maiores legados.

Alex, estamos torcendo por você, que juntos possam construir e executar políticas ambientais a altura deste valioso País.

Maria Euzilene Nogueira, Leninha, diretora do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, responsável pelo Departamento da Mulher Metalúrgica, diretora da Força Sindical e diretora da entidade unificada CMB/UBM

Fonte: Rádio Peão Brasil

8 comentários em “Catador de materiais recicláveis é indicado para assumir a direção do Departamento de Resíduos no Ministério de Meio Ambiente

  • 30 de janeiro de 2023 em 20:11
    Permalink

    Tudo o que esse país precisa é de um governo sério, que tire nossa população vulnerável dessa miséria e que alcance o que lhe é merecido por direito. Ninguém nasce pobre, ou necessitado obrigado, isso simplesmente acontece por conta de uma cultura política corrupta, contudo eu tenho muito orgulho de ver o oposto disso nos meus irmãos nordestinos, os quais são sobremaneira dedicados e mostram que não precisam de esmola de governo algum, pois são muito capazes e o Enem e outros consursos provam isso. Para vermos um país desenvolvido só precisaríamos de um governo justo.

    Resposta
  • 30 de janeiro de 2023 em 20:03
    Permalink

    Parabéns pelo representante, pois diante da história de nosso país, não poderia qualificar melhor, alguém que tenha vivido na pele essa triste realidade, mas que se mostrou ser um ser humano decidido e capaz e correu atrás dos seus objetivos. Parabéns!

    Resposta
  • 30 de janeiro de 2023 em 13:40
    Permalink

    Parabéns a Ministra Marina Silva por essa indicação e que outros ministros tbm enxerguem pessoas capacitadas que não sejam tão conhecidas politicamente mas que são capacitadas p exercerem mtos cargos e falta oportunidades

    Resposta
  • 30 de janeiro de 2023 em 13:31
    Permalink

    Alexandre Cardoso, que Deus ilumine e abençoe tua grande tarefa de salvar o meio ambiente.
    Parabéns 👏! Desejo saúde e que possas fazer um trabalho junto com teus colaboradores em prol da população brasileira.
    Desejo mais, que o povo brasileiro cuide do se pedaço ambiental fazendo sua parte.

    Resposta
    • 30 de janeiro de 2023 em 17:18
      Permalink

      Quero aqui parabenizar o Senhor Carlos Alexandre pela sua dedicação em trabalhar como catador de materiais recicláveis, retirando do meio ambiente um pouco dos danos proporcionados pelos efeitos danosos que o homem provoca no meio ambiente e que assolam o lençol freático causados pelos materiais que consumimos. Participei de várias oficinas de reciclagem e, também, em fazer oficinas de sabão ecológico, nos 167 Municípios do Estado do Rio Grande do Norte. Sou servidora do IDEMA e, tínhamos um Programa excelente, que era a CARAVANA ECOLÓGICA, como também, um Programa “MEU MUNICIPIO, MEU AMBIENTE”, contemplando os municípios que solicitavam o programa. Estou torcendo pela sua convocação para participar da gestão de Dra. Marina Silva ao lado do nosso Presidente Lula.

      Resposta
  • 30 de janeiro de 2023 em 11:17
    Permalink

    Espero mesmo que essa visão continue frutificando.
    E torço para que Alexandre Cardoso consiga Êxodo com sua experiência.
    Oxalá que mais Alexandre Cardoso consiga emplacar em diversas áreas da administração.
    Parabenizo ao excelentíssimo presidente Lula e ao site por divulgar tal informação.
    Candidato muito dos cinco coragem tal atitude.

    Resposta
    • 30 de janeiro de 2023 em 11:35
      Permalink

      Sim Carlos. A gente vai vencendo o preconceito e a ignorância. Esse país é de todos nós

      Resposta
      • 30 de janeiro de 2023 em 20:52
        Permalink

        Que bela indicação técnica! Parabéns Alexandre. Sou a favor da meritocracia, ocupar cargos público pelo conhecimento da área e não por indicação política. Sucesso nessa empreitada.

        Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.