Artigos de menuUltimas notícias

Chega de papel! Saiba como pedir sua Carteira de Trabalho digital

Desde 2019 os brasileiros podem utilizar a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) em formato digital — o documento físico deixou de ser emitido nesse mesmo ano.

Assim como na carteira de trabalho física, o documento digital registra todas as informações sobre o histórico profissional do trabalhador e tem validade oficial.

A carteira física continua valendo para quem já tinha o documento. Para os novos trabalhadores, fica valendo a nova versão digital.

Como solicitar minha carteira de trabalho digital?

É possível emitir sua CTPS digital por meio de um sistema do governo. Confira o passo a passo:

Digite acesso.gov.br no seu navegador

Se você nunca tiver registrado nada nesse sistema do governo, clique em “Criar sua conta” 14/06/2021

Preencha todos os dados pedidos pelo cadastro

O sistema vai pedir uma forma de ativação do cadastro: selecione entre mensagem SMS no seu celular ou via email

Você receberá uma mensagem de confirmação do cadastro e deverá cadastrar uma senha a seguir.

Preste atenção ao nome do autor do aplicativo na loja, que deve se chamar “Governo do Brasil”. Há muitos aplicativos não oficiais que tentam imitar o app do governo

Baixei o aplicativo. E agora?

O próximo passo é acessar o app no celular. Assim que abri-lo o sistema pedirá seu CPF e a senha cadastrada na etapa anterior.

Depois, confirme algumas informações como data de nascimento e nome da mãe. Pronto, você já consegue acessar as informações básicas sobre seus últimos registros profissionais.

Para acessar informações detalhadas, o sistema pode pedir outras informações para confirmar sua identidade, por exemplo: o nome da última empresa que você trabalhou, o ano do último registro e se recebeu algum benefício do INSS. Cuidado ao confirmar essas informações, pois o preenchimento incorreto pode bloquear o seu acesso.

A emissão da Carteira de Trabalho Digital não exclui a validade do seu documento físico. Guarde sua carteira de trabalho comum para ter acesso aos registros mais antigos e para ter acesso à anotações como férias e dados sobre seu 13º salário.

Fonte: Tilt/UOL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.