Artigos de menuDestaqueNotícias Seaac

Dieese produz informativo sobre o dia 2 de maio Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral

Ação marca o Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral e orienta trabalhadores sobre como identificar e denunciar abusos

No Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) lançou uma campanha de conscientização para combater o assédio moral nas relações de trabalho. A iniciativa destaca o que caracteriza esse tipo de violência institucional e orienta sobre como proceder diante de situações abusivas.

De acordo com o material divulgado, o assédio moral envolve condutas abusivas, reiteradas, intencionais ou não, que ocorrem em relações assimétricas de poder. Essas práticas podem comprometer a dignidade, a integridade física e psíquica do trabalhador, afetando sua autoestima, seu desempenho profissional e suas relações no ambiente de trabalho.

Exemplos incluem constrangimentos, falas depreciativas, exigências desproporcionais, discriminação, difamação e isolamento.

A campanha também chama atenção para as relações assimétricas de poder, que se expressam por meio de desigualdades de classe, hierarquia, gênero, identidade de gênero, raça, idade ou deficiência. Relações como empregador e empregado(a), homem e mulher, pessoas não negras e negras, ou entre pessoas com e sem deficiência, estão entre os exemplos citados.

O que fazer:

A orientação é reunir provas — como mensagens, e-mails ou testemunhas — e comunicar a situação aos canais institucionais adequados, como os setores de Recursos Humanos, comitês internos ou a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Também é possível buscar apoio em sindicatos, órgãos representativos de classe e associações.

O Dieese reforça que possui uma política de proteção e prevenção, disponível em seu site oficial 

Fonte: Dieese/com informações do Sinagências