Artigos de menuUltimas notícias

Entenda como a covid longa ocorre e gera inflamação crônica no organismo

Com a queda nos casos de covid-19 e a doença aparentemente controlada —exceto quando surge uma nova variante capaz de provocar picos de infecção, como foi recentemente com a éris—, muitas pessoas baixaram a guarda e deixaram de se preocupar com a vacinação, que é a principal arma
contra o coronavírus.

Mas receber todas as doses extras oferecidas e, principalmente, tomar as vacinas atualizadas é essencial não só para evitar complicações graves durante a infecção pelo coronavírus, como também para evitar sequelas da covid pós-aguda —ou, como chamamos popularmente, a tal da covid longa.

Mas o que causa esse problema que faz com que milhões de pessoas sofram problemas gerados pelo coronavírus durante meses ou até anos?

Um estudo publicado na revista científica Nature explica os mecanismos de desenvolvimento da covid longa e ressalta que “vários fatores biológicos surgiram como potenciais impulsionadores do problema”.

O organismo de algumas pessoas, por exemplo, pode não conseguir eliminar completamente o coronavírus (SARS-CoV-2) após a infecção aguda.

Assim, o vírus e/ou o RNA viral —potencialmente capaz de fazer com que nossas células produzam proteínas virais— continuam no corpo, numa espécie de reservatório. E esse reservatório poderia modular a nossa resposta imunológica ou liberar proteínas virais na circulação, segundo o artigo da Nature.

Desse modo, o organismo pode intensificar a produção de mediadores imunológicos (para combater as proteínas virais), gerando uma inflamação contínua (crônica) no corpo —o que provoca sintomas crônicos da covid, mesmo quando a inflamação não é tão evidente.

Além da inflamação crônica, essa desregulação imunológica pode:
Facilitar a reativação de patógenos (vírus, fungos e bactérias) “adormecidos” no organismo, como o herpes;
Desequilibrar a flora intestinal;
Ativar componentes biológicos que prejudicam parte do sistema nervoso central.

Quem não conhece alguém que reclama que começou a sofrer com problemas de memória após a covid? Se você não se lembra de ninguém assim, poder ser que seja você esteja sofrendo de esquecimento (sarcasmo).

Sintomas comuns da covid longa

  • fadiga
  • sintomas gripais
    disfunção autonômica
  • problemas de memória
  • falta de concentração
  • mal-estar pós-esforço

Muito além desses, mais de 200 sintomas de covid longa já foram documentados. E o problema pode ocorrer em pessoas de todas as idades —crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Por fim, é importante frisar que as informações da persistência do coronavírus em nosso corpo não são apenas suposições. Diversos estudos de autópsia e biópsia de tecidos conseguiram identificar material genético e proteínas do coronavírus semanas ou meses após a covid-19 aguda.

E há um adendo preocupante: o material genético e as proteínas do coronavírus foram identificados numa ampla variedade de tipos de tecidos, ou seja, diversas partes de nosso corpo podem servir como um reservatório viral, favorecendo assim ao acometimento de diversos sintomas.

Fonte: Coluna Gustavo Cabral no VivaBem/UOL