Artigos de menuNotícias Seaac

Evento do SEAAC vai debater neste sábado a Saúde Mental no ambiente de trabalho

O SEAAC Campinas e Região, em parceria com a Faculdade de Psicologia da PUC-Campinas vai realizar neste sábado, dia 19 de novembro, o evento “Vamos falar sobre Saúde Mental?”. O objetivo do encontro é debater os impactos do trabalho na saúde mental e a importância do autocuidado.

O evento terá duas palestras “Adoecimento mental na área do trabalho”, com Natasha Contro e “Saúde mental e a importância do autocuidado”, com Thiago Andrade. A programação terá ainda uma dinâmica ministrada pelas estagiárias do Curso de Psicologia da PUC-Campinas. As inscrições devem ser feitas neste link

As atividades acontecerão das 9 às 12 horas, com um coffee break no final, no Auditório Guilherme Campos, na Associação Comercial – ACIC, à Rua José Paulino, nº 1.111, 6º andar, Centro, Campinas-SP.

Realidade – “A decisão de debater a saúde mental junto às categorias veio a partir de um levantamento realizado em maio deste ano pelas estudantes de Psicologia”, conta a presidente do SEAAC Campinas, Elizabete Prataviera.

O estudo revelou que 50,8% dos entrevistados apresentaram Exaustão, 46% tinham sintomas de ansiedade e 44,4% sentiam desânimo.

Os dados mostraram ainda que 79,4% das(os) participantes foram mulheres e, 20,6%, homens. A enquete foi realizada durante todo o mês de maio e teve 63 participantes. O grupo de alunas do 7º semestre do curso de Psicologia da PUC-Campinas foi coordenado pela professora Heloisa Aparecida de Souza.

Com base neste quadro, desde setembro, o Sindicato iniciou um serviço de acolhimento e encaminhamento de trabalhadoras e trabalhadores que se sentem desmotivados, cansados e sem perspectivas, problemas agravados após a Pandemia de Covid-19.

Palestrantes
Natasha Contro de Souza – Tema: “Adoecimento mental na área do trabalho” – Psicóloga e mestre formada pela PUC-Campinas, professora universitária e supervisora da Universidade São Francisco.
Desenvolveu pesquisas no campo da Psicologia Social do Trabalho e do Direito do Trabalho, com ênfase nas perícias em saúde mental relacionada ao trabalho. Atualmente dedica-se à clínica psicanalítica em consultório particular e atendimentos online.

Thiago Andrade – Tema: “Saúde mental e a importância do autocuidado” – Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2022) e graduado em Psicologia (2016) pela referida instituição. Gestalt-terapeuta formado pelo Centro de Estudos e Pesquisa em Gestalt-terapia de Campinas (SatoriGT). Atua na área da Psicologia Clínica com interesse em desenvolvimento humano, processos de subjetividade e constituição do sujeito.

Programação
9h – 9h50 – Palestra: “Adoecimento mental na área do trabalho” – Natasha Contro
9h50 – 10h40 – Palestra: “Saúde mental e a importância do autocuidado” – Thiago Andrade
10h40 – 11h – Perguntas e Discussão
11 – 11h20 – Intervalo
11h20 – 12h – Dinâmica ministrada pelas estagiárias do Curso de Psicologia da PUC-Campinas, Ana Beatriz Santos Seminati; Thaís Andrighetto Studart Montenegro; Vitoria Gabriela Figueiredo Carvalho Rangel
12h – 13h – Coffee Break

Serviço
Evento “Vamos falar sobre Saúde Mental?”
Data: 19/11/2022
Horário: das 9 às 13 horas
Local: Edifício Associação Comercial – ACIC – Auditório Guilherme Campos – 6º andar- Rua José Paulino, nº 1.111, Centro, Campinas-SP

Convênio com estacionamento da Rua General Osório, 800. Desconto de R$ 2,00, aplicado após a primeira hora estacionado. Para ter direito é preciso do carimbo na portaria com o nome da ACIC.

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdGO-Oi1zQ__EvWXq8hS-a-7woH0IO6Qg9FiAoDnONuMNp_SA/viewform?usp=sf_link

Para saber mais informações sobre o evento entre em contato com o SEAAC Campinas pelo e-mail: seaaccampinas@seaaccampinas.org.br ou pelo telefone (19) 3213-1742.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.