Artigos de menuDestaqueNotícias Seaac

Evento vai debater melhores condições de acolhimento para imigrantes e refugiados

O Serviço de Referência ao Imigrante, Refugiado e Apátrida da Prefeitura Municipal de Campinas em parceria com a OIT – ONU têm a satisfação de convidá-los/as para o evento “INOVAÇÃO E DIVERSIDADE” – Contratando talentos migrantes. O evento ocorre em parceria com o OIT e ONU, acontecerá no dia 12 de julho, terça-feira, das 9 às 12 horas, no Salão Vermelho da Prefeitura, à Avenida Anchieta, 200, Centro, Campinas-SP. As inscrições dever ser feitas no link: bit.ly/MigrantesCampinas.

Campinas é a 2° cidade do estado de São Paulo que mais recebe imigrantes e refugiados nas últimas décadas, este pool de talentos oferece às empresas a possibilidade de incentivo à inovação, melhor desempenho na conquista de novos mercados e oportunidades para compartilhar aprendizados e crescer na interculturalidade, dentre muitos outros benefícios! 

Interculturalidade – O mundo do trabalho encontra-se em constante evolução, cada vez mais globalizado e flexível. Nesse cenário, a diversidade tem sido um dos elementos mais valorizados pelas empresas, pelos consumidores e pelos trabalhadores. A presença de migrantes no ambiente de trabalho é um elemento que promove a diversidade e deve ser encarada como uma vantagem competitiva.

O migrante, em geral, traz para as empresas novas formas de pensar, busca se adaptar ao contexto local e está altamente motivado. Porém, ainda encontra várias dificuldades de inserção no mercado de trabalho, muitas vezes relacionadas ao desconhecimento das empresas sobre o processo de contratação e integração desse grupo.

Com isto em mente, a OIM – ONU Migração e a Prefeitura de Campinas se unem para mostrar os benefícios da inclusão de migrantes no mercado de trabalho, esclarecer mitos e tirar dúvidas sobre o processo de contratação.

Empresas que se preocupam com Direitos Humanos no âmbito de sua gestão causam impactos positivos na comunidade em que estão inseridas, sendo que marcas com atuação responsável e contribuição social são duas vezes mais lembradas pelos consumidores, além de atingir quase o triplo da intenção de compras.

Programação
8 horas – Boas-vindas e credenciamento
8h30 – Mesa de Abertura
9 horas – Fluxos Migratórios
9h30 – Desmistificando a migração
10 horas – Pausa para o café
10h20 – Como contratar migrantes?
11 horas – Documentação e integração
11h40 -Depoimento empresa
12 horas – Encerramento

Oficina – No dia do evento vai acontecer a oficina “Como contratar Imigrantes Refugiados na sua empresa”. A oficina será ministrada pela OIM -Organização Internacional para as Migrações – que atua no enfrentamento dos desafios relacionados a migrações humanas. O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos. As inscrições para a oficina deverão ser feitas com Silvana pelo telefone (19) 99627-6628.

Fonte: Prefeitura de Campinas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.