Artigos de menuUltimas notícias

Governo lança plataforma para proteger crianças e adolescentes na internet

Plataforma “De Boa na Rede” é iniciativa do governo federal para ajudar os pais a lidar com redes sociais e crianças na internet

Pexels / Mary Taylor
A “De Boa na Rede” oferece uma série de guias informativos que explicam os mecanismos de proteção disponíveis nas principais plataformas de mídia social utilizadas no Brasil – Pexels / Mary Taylor

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou nesta segunda-feira (16) o lançamento da plataforma digital De Boa na Rede, iniciativa voltada para a proteção de crianças e adolescentes na era digital. Essa plataforma já está no ar. Ela tem como objetivo fornecer recursos educacionais e assistência para pais e responsáveis que desejam supervisionar as atividades de jovens na internet.

De Boa na Rede oferece uma série de guias informativos que explicam os mecanismos de proteção disponíveis nas principais plataformas de mídia social utilizadas no Brasil. Entre elas, o Discord, X (antigo Twitter), TikTok, Instagram, Facebook, Kwai, YouTube e Google.

Esses guias auxiliam os pais e responsáveis a entenderem como configurar medidas de segurança e monitoramento nas contas de seus filhos. “É um ambiente no site do Ministério da Justiça, e nós esperamos que haja ampla divulgação. Nós temos orientações concretas para as famílias sobre como proteger nossas crianças e adolescentes. A ideia é fazer uma biblioteca de segurança, reunir todas as ferramentas de controle parental nessas redes sociais, para que os pais saibam usar”, disse Dino.

Uso da internet

Uma das maiores preocupações dos pais atualmente é o vício em telas, um problema crescente entre crianças, adolescentes e também adultos. A plataforma fornece informações sobre como lidar com esse desafio e oferece dicas sobre como manter um diálogo seguro com os jovens. Para isso, a De Boa na Rede conta com a consultoria de profissionais de saúde, que podem orientar os pais sobre questões relacionadas ao uso saudável da internet.

Essa iniciativa faz parte de uma série de ações do Ministério da Justiça voltadas para a proteção de crianças e adolescentes contra crimes cibernéticos. O ministério trabalha em estreita colaboração com redes sociais e entidades civis, incluindo a SaferNet, uma organização que atua na promoção da segurança na internet. Além disso, a iniciativa faz parte de uma ação multiministerial, que envolve as pastas de Saúde, Educação, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social.

Lançamento

A plataforma já está acessível por meio do site do Ministério da Justiça. O evento de hoje contou com a presença de representantes de redes sociais, do Ministério Público Federal (MPF), Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF). Em conjunto, as autoridades destacaram a importância da colaboração entre diferentes partes interessadas na promoção da segurança online.

Flávio Dino ressaltou a relevância do projeto, afirmando que a proteção das crianças e adolescentes na internet é prioridade do Ministério da Justiça. “Com a De Boa na Rede, estamos dando ferramentas aos pais e responsáveis para que possam acompanhar de perto o que seus filhos fazem online, garantindo uma experiência segura e saudável na internet.”

Assim, essa iniciativa, de acordo com Dino, representa um passo importante na promoção de um ambiente on-line mais seguro para as gerações futuras, ao mesmo tempo em que incentiva o diálogo e a educação sobre o uso responsável da internet entre pais e filhos.

Fonte: Rede Brasil Atual