Artigos de menuUltimas notícias

Greve na EBC tem forte adesão

Os trabalhadores da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) estão em greve desde o dia 26 de novembro. Cerca de 70% do quadro de funcionários, nas três praças – São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília -, adere ao movimento paredista. A paralisação se dá pela intransigência da empresa em negociar reajuste salarial e renovação do Acordo Coletivo de Trabalho.

A greve é liderada pelos Sindicatos dos Radialistas e dos Jornalistas de SP, Rio e Distrito Federal. Segundo os Radilistas-DF, a EBC entrou quinta (9) com pedido de dissídio na Justiça do Trabalho. Até o momento, não há resposta.

A empresa quer 70% dos grevistas atuando, sob pena de multa diária no valor de R$ 100 mil a cada Sindicato. Enquanto isso, os trabalhadores seguem paralisados e reivindicam a reposição integral da inflação, avaliada em 16% no período dos dois últimos anos.

Os sindicalistas denunciam a intransigência da empresa, que oferece 11% de reajuste, além de querer impor o banco de horas.

As entidades que representam os jornalistas e radialistas da EBC também informam que a empresa tem realizado práticas antissindicais, com a exigência de volta dos dirigentes sindicais para atuar na emissora e impedir o desconto da taxa negocial paga aos Sindicatos.

Tradutor – A greve dos trabalhadores tem feito com que a empresa passe por momentos difíceis. Esses momentos ficaram explícitos com a tradução de reportagens para o inglês e o espanhol.

Algumas dessas traduções, feitas pelo Google Tradutor, foram motivo de memes na internet. Um texto sobre o julgamento do caso do incêndio na Boate Kiss, no Rio Grande do Sul, foi traduzido para o espanhol. O nome do local foi traduzido para “besos em club nocturno”.

Os funcionários do setor de tradução da EBC criticaram a medida. Em manifesto, eles afirmam que a utilização desse recurso, da maneira como está ocorrendo, desqualifica o trabalho realizado há mais de uma década.

MAIS – Acesse o site dos Jornalistas de SP, do Rio, do DF e dos Radialistas de SPRio e DF.

Fonte: Agência Sindical

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.