Artigos de menuDestaqueNotícias Seaac

Integrantes do Fórum de Aprendizagem Profissional querem apoio das universidades

Em nova reunião do Fórum de Aprendizagem profissional ocorrida nesta quinta-feira, dia 7 seus integrantes definiram que as universidades PUC-Campinas e Unicamp poderão ser parceiras na busca de qualificação dos jovens aprendizes.

Ficou acertado que haverá uma reunião com as reitorias da PUC e Unicamp a fim de saber o que eles poderão nos ajudar em todo o processo desde a formação do menor aprendiz até a contratação, uma vez que há muitos desafios a serem superados“, disse a presidente do SEAAC Campinas e Região, Elizabete Prataviera.

Participaram do encontro representantes da Delegacia Regional do Trabalho, dos Patrulheiros, da CIESP, do Sindicato Patronal do Comércio, do SENAC, da Vara da Infância e Juventude e um representante da Prefeitura de Campinas.

A legislação prevê que as empresas têm que cumprir as cotas, porém há pouco jovens capacitados. “Há ainda aqueles jovens em situação de vulnerabilidade. Outra questão é que algumas empresas ainda preferem contratar estagiários ao invés de aprendizes”, frisou a presidente do Sindicato.

Elizabete defende a participação de todos os envolvidos (instituições, governos, sindicatos) para que se faça um amplo trabalho de qualificação e inclusão dos jovens de 14 a 24 anos no mercado de trabalho.