Artigos de menuUltimas notícias

Jovens largam carreira tradicional para entrar em tecnologia: ‘É o futuro’

Carreiras como psicologia e direito estão sendo trocadas pela área de tecnologia, em busca de sucesso e dinheiro. A psicóloga Luana Nogueira, 38, de São Pedro da Aldeia (RJ), atua na área há 15 anos, mas ainda vive momentos de instabilidade financeira. Hoje está em um momento de transição de carreira para tecnologia, em busca de salários maiores e mais segurança.

“Durante a pandemia, a psicologia deu um boom, mas começou a cair de novo, ao contrário da área de tecnologia que subiu bastante. Vi nesse mercado uma oportunidade de estabilidade financeira e de maiores ganhos. Como autônoma tenho uma instabilidade de renda hoje“, Luana Nogueira, psicóloga e estudante de sistemas de informação.

Ela diz que sempre gostou de tecnologia, e que o maior desafio é mudar a forma de pensar. Na psicologia, usa mais a subjetividade, enquanto no curso de tecnologia, o foco são lógica e matemática.

“Estou estudando por enquanto. Tenho contato com muitas pessoas da área que moram fora ou trabalham aqui e ganham muito acima da média da maioria das pessoas de outras áreas. Vale a pena. É um processo trabalhoso, uma mudança diferente para mim, que sou de humanas e estou indo para exatas, mas penso no futuro”, Luana Nogueira, psicóloga e estudante de Sistemas de Informação.

Formação em direito e tecnologia

O estudante Rodrigo Baptista, 22, está cursando o último ano de direito na UFF e o primeiro de sistemas da informação em uma graduação online. Antes do direito, Rodrigo, que mora em Volta Redonda (RJ), fez um curso técnico em petróleo e gás e chegou a estagiar na área. Ele queria uma carreira que desse satisfação pessoal e um bom retorno, e partiu para o direito.

Rodrigo estagiou em escritórios de advocacia e lá percebeu que se interessava por tecnologia, ao pesquisar sistemas que pudessem facilitar o dia a dia de advogados.

Ele fez estágio em direito até junho de 2022, época em que começou a estudar sistemas da informação.

“A tecnologia foi uma área que me instigou a estudar mais e mais feliz. Foi então que comecei a trocar de carreira. É uma grande oportunidade a longo prazo com a nova graduação”, Rodrigo Baptista, estudante.

Transição de carreira

“Profissões na área de tecnologia são vistas não apenas como boas oportunidades de carreira, como também uma forma de transformarem suas vidas, em diversos sentidos: desde financeiramente até no que diz respeito a ter um propósito profissional”, Paulo Moraes, CEO da XP Educação, Faculdade da XP Inc.

Durante a transição de carreira, o profissional precisa entender por que quer a mudança. A partir daí deve buscar a melhor qualificação possível, diz Moraes.

O setor de tecnologia promete um bom futuro porque falta mão de obra. Uma pesquisa da Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais) diz que até 2025 vão faltar quase 800 mil profissionais em TI.

Moraes diz que quem está em transição de carreira deve focar nos conhecimentos técnicos da nova área e no desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais.

Fonte: UOL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.