Artigos de menuUltimas notícias

Lojistas fazem Dia Livre de Impostos em protesto contra carga tributária

Lojistas e comerciantes de diversas capitais brasileiras venderão produtos e serviços sem repassar os impostos na próxima quinta-feira, 2. Chamado de “Dia Livre de Impostos”, o movimento contra a carga tributária, organizado pela CDL Jovem (Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem) e CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas), deve oferecer descontos de até 70%.

De acordo com o presidente da CNDL, José César da Costa, a 16ª edição do evento pretende mostrar à população “como as taxas são abusivas” no país. O Brasil tem a 14ª maior carga tributária do mundo, segundo levantamento do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário) realizado em outubro de 2021.

“Queremos mostrar para a população como as taxas são abusivas. O Dia Livre de Impostos cresce a cada ano e isso mostra a importância da ação para a conscientização de toda a sociedade a respeito da alta taxa tributária cobrada no Brasil”, afirma.

O protesto possibilita, segundo Raphael Paganini, coordenador Nacional da CDL Jovem, que os consumidores e lojistas compreendam o peso absoluto desses impostos sobre produtos e serviços.

“A nossa principal intenção é unir os consumidores e os lojistas em uma ação de conscientização e de protesto, para mostrar a insatisfação que temos com a carga tributária de mais de 40% sobre o consumo médio dos produtos, o que faz dela uma das maiores do mundo.”

Por causa da pandemia, a ação foi focada no ambiente online durante dois anos. Neste ano, o movimento volta aos shoppings centers, postos de gasolinas e às lojas físicas.

Onde acontecerá o Dia Livre de Impostos?

A ação, que será promovida em diversos pontos do país, terá como sede o Shopping Plaza, na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro. Lojas como Arezzo, Via Mia, Mr. Cat e Imaginarium participarão do movimento.

“As atividades físicas acontecerão em ações espalhadas por todo o Brasil, mas haverá uma concentração no Shopping Plaza, localizado na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro. Lá, realizaremos entrevistas ao vivo e ações de conscientização, mostrando o que significa o desconto dado no Dia Livre de Impostos”, relata Paganini.

Estabelecimentos de outras capitais, como Manaus, Vitória e Goiânia, também participarão do protesto, com ações focadas nos shoppings. Brasília será uma das únicas localizações a reforçar o movimento nos postos de gasolina.

No site oficial do Dia Livre de Impostos é possível conferir os estabelecimentos e cidades que aderiram à ideia.

Fonte: UOL Economia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.