Artigos de menuUltimas notícias

Mutirão do emprego oferece vagas e revela a imagem da crise que assola os trabalhadores

Foto: UGT

O mutirão de emprego promovido pelo Sindicato dos Comerciários de São Paulo acontece em São Paulo desde segunda-feira (16) e vai até até esta sexta (20) das 8 da manhã às 5 da tarde, , na rua Formosa, 99, ao lado da estação Anhangabaú do metrô, com ofertas de cerca de 10 mil vagas.

No primeiro dia milhares de pessoas formaram uma fila que chegava a levar aproximadamente 3 horas. Os postos de trabalho a serem preenchidos são em áreas como limpeza, atendimento ao cliente, vendas e funções administrativas.

Muitas vagas acabam não sendo preenchidas porque as empresas alegam falta de qualificação, conforme afirmou à Folha de São Paulo, Ricardo Patah, presidente do Sindicato dos Comerciários e da UGT (União Geral dos Trabalhadores).

A taxa de desemprego no Brasil (hoje em 11%) que se mantém há 7 anos em 2 dígitos, deve ficar entre as maiores do mundo neste ano, segundo estimativa de agências internacionais de classificação de risco.

Foto: UGT

“Quem estiver em busca de uma vaga, o lugar é esse e a hora é agora. Todos que vierem até a sede do sindicato nesta semana serão atendidos”, afirma Ricardo Patah,. O atendimento aos trabalhadores será feito até sexta-feira (20), das 8h às 17h. É preciso levar documentos pessoais e currículo. Para Patah, o menor número de trabalhadores na fila em comparação a outras edições do feirão reflete a atual situação de dificuldade pela qual o país passa. O sindicalista diz que muitos não conseguem comparecer porque estão sem dinheiro para pagar a passagem de ônibus ou metrô, além de mostrar o desalento dos desempregados. “São várias questões. Esse é o primeiro mutirão depois da pandemia, fizemos outros, mas online. Além disso, as pessoas não têm dinheiro para a passagem e há outra situação muito grave que é o desalento”, afirma.

Realizados anualmente, os mutirões de empregos começaram logo após a reforma trabalhista, em 2018, quando o desemprego atingiu 13,2 milhões de brasileiros. O Sindicato dos Comerciários de São Paulo realizou o 1º mutirão do emprego no Vale do Anhangabaú levando uma multidão a se juntar para espanto do governo federal, então presidido por Michel Temer que alegava que sua reforma elevaria a geração de empregos. As imagens geradas pela população em busca de emprego desmentiram a tese de sustentação da reforma. Foi o primeiro de uma série de mutirões.

Fonte: Rádio Peão Brasil/com informações do Sindicato dos Comerciários e Folha de SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.