Artigos de menuUltimas notícias

Trabalhadores aprovam acordo de indenização negociado entre o Sindicato e a Ford

Em assembleia realizada nesta quarta-feira (12), os trabalhadores do Complexo Ford aprovaram, por unanimidade, o acordo de indenização negociado entre o Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari e a montadora, envolvendo 16 empresas parceiras. Ao todo, quase 5 mil funcionários serão beneficiados com as verbas rescisórias.

Além do pagamento de 2.05 salários por ano, garantindo um valor mínimo, e podendo ser acrescido de um valor fixo, os trabalhadores terão assegurado plano de saúde por seis meses, extensivos aos seus dependentes. Aos funcionários acometidos por lesão incapacitante (B-94) será concedido uma indenização especial.

Com a aprovação do acordo construído entre as partes, a Ford vai abrir prazo para que os trabalhadores se cadastrem no Plano de Demissão Incentivado.

“O acordo foi negociado com muita habilidade pelo Sindicato para garantir o melhor acordo rescisório possível e isso foi referendado pelos trabalhadores na assembleia de hoje. Diante do fechamento da montadora, não nos restou outra opção a não ser lutar pelos direitos da categoria. Assim, a exaustiva negociação terminou de forma positiva”, diz Júlio Bonfim, presidente do Sindicato.

* o sindicato conseguiu garantir valor mínimo de r$ 130.000,00.

* mensalistas administrativos: rescisão + 100% do salário nominal por ano trabalhado (mínimo de 130 mil reais).

* o pacote não tem incidência de imposto de renda, o valor que o empregado receberá será livre de qualquer imposto.

* empresas integrantes do acordo: ford e parceiras (acument, autometal, axalta, benteler, cooper, faurencia, ferrolene, flexngate, intertrim, kautex, sodécia, pirelli, maxcoat, sika, yazaki e pilkington.

* plano de saúde hapvida: período 6 meses – sem carência – sem coparticipação núcleo familiar – produto enfermaria).

* saldo devedor do atual plano médico limite de desconto de até 01 salário nominal

* progressão de step: mantemos a progressão de step até data de desligamento.

* cipa – b91 – aposentável. Opção entre pdi ou estabilidade.

* inpc – data-base: data base garatimos o inpc (índice nacional de preço ao consumidor) do período (com o teto de r$ 6.000,00) para empregados que forem desligados após o dia 01/07/2021. Com a situação da pandemia, muitos acordos estão sendo fechados com congelamento de salário.

* cláusula 5º da cct da categoria: paga um valor adicional para quem tem de 3 a 6 anos um piso da categoria. E acima de 6 anos um salário nominal.

Fonte:  Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.