Artigos de menuUltimas notícias

Trabalhadores dos Correios buscam direitos

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) encaminhou ao Tribunal Superior do Trabalho (TST) a proposta da Campanha Salarial dos trabalhadores. Na base, a proposta será avaliada na próxima semana. A data-base da categoria foi há dois meses. A partir dessa proposta, o TST julgará o dissídio coletivo no dia 18.

Segundo Emerson Marinho, secretário de imprensa da Federação Nacional (Fentect), a proposta da ECT não agrada, pois inclui o reajuste pelo INPC e mantém a exigência do banco de horas, que já foi rejeitado anteriormente.

Além disso, os dirigentes consideram que outros itens são básicos e têm grande impacto para os trabalhadores, que são o tíquete-refeição e o convênio médico.

Em 2020, o TST julgou greve dos funcionários dos Correios como não abusiva, porém, retirou a maior parte das cláusulas do Acordo Coletivo. Para a Fentect, esse foi um ataque brutal.

Afora as negociações da Campanha Salarial emperradas, os empregados ainda lutam contra o projeto de privatização da ECT. Emerson afirma que essa medida impactaria diretamente na vida dos milhares de trabalhadores e da própria população. “Nas regiões mais remotas do País, que poderão ficar desprovidas do serviço postal”, salienta.

Recuperação – O dirigente da Federação conta que a categoria está empenhada na busca de retomar direitos conquistados que foram retirados na última campanha. Ele diz: “Este ataque representa a retirada de mais de 40% da remuneração dos trabalhadores”.

MAIS – Acesse o site da Fentect.

Fonte: Agência Sindical

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.