Artigos de menuUltimas notícias

30º Grito dos Excluídos e Excluídas acontece no próximo 7 de setembro

“Todas as formas de vida importam. Mas quem se importa?” é o lema da atual edição do ato, que acontece tradicionalmente na semana da Pátria

Em 2024, o Grito dos Excluídos e Excluídas celebra 30 anos de existência e resistência. Fruto da 2ª Semana Social Brasileira da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, entre 1993-1994, o Grito emergiu como espaço de articulação popular por direitos e Vida em Primeiro Lugar e de denúncia das desigualdades históricas, causadas pelo sistema capitalista que exclui, degrada e mata. 

Com a participação de uma rede de articuladores e articuladoras em todo o Brasil, o Grito também anuncia e propõe a construção de um novo projeto de sociedade, que tem como grande desafio passar de um modelo de exploração, que visa tirar o máximo de lucro da natureza e da força humana, a um novo modelo de cuidado, preservação e cultivo da vida. É o que o lema de 2024 ressalta: “Todas as formas de vida importam. Mas quem se importa?”.

Em Campinas o Grito dos Excluídos deve encerrar o desfile de 7 de setembro, que comemora a Independência do Brasil, na Avenida Francisco Glicério, no CentroO desfile vai acontecer a partir das 8h no sábado (7) do feriado.  A abertura do desfile será Largo do Rosário em frente ao Fórum.

Neste ano o evento acontece em comemoração aos 202 anos da Independência do Brasil. A concentração em Campinas, será na região do cruzamento da Avenida Aquidabã com a Avenida Francisco Glicério.