Artigos de menuUltimas notícias

9ª edição do Fórum Social Mundial começa na nesta segunda (22)

Fórum Social Mundial acontece em Porto Alegre e é organizado pelo Sindnapi/RS, IAFSMPOA e Pró-Diversitas Brasil sob a temática do idoso

Começa nesta segunda-feira, dia 22, a 9ª edição do Fórum Social Mundial (FSM) que acontece de 22 à 26 deste mês em Porto Alegre (RS).

Com o tema “Um Outro Mundo é Possível, Grisalho”, o evento terá debates sociais, políticos e culturais, com oficinas, seminários, conferências, sessões de testemunhos, atividades culturais e plenárias deliberativas.

A abertura cultural será realizada nesta segunda-feira (22), às 13h30, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, pelo Coral Vozes Plenas da Sociedade de Ginástica de Porto Alegre (Sogipa), com apresentação das Divas da Alegria e da cantora Izabel L’Aryan. A partir das 16h ocorre a solenidade oficial de abertura do evento.

De acordo com Eunice Cunha da Luz, diretora executiva do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos – Sindnapi, que integra a organização do evento, serão mais de 150 atividades promovidas por centenas de movimentos e organizações sociais do Brasil e do Mundo.

“Nós planejamos debates e palestras, mas também damos total liberdade para as entidades realizarem atividades dentro de seus eixos de atuação.”

Organizado pelo Instituto Amigos FSM Porto Alegre/ IAFSMPOA, Sindnapi/RS e Pró-Diversitas Brasil, o IX Fórum Social Mundial terá a palestra magna com Henrique Vega, chefe da Unidade do Curso de Vida Saudável da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) , da Organização Mundial da Saúde (OMS); senador Paulo Paim (PT/RS), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado.

O FSM é um espaço criado por movimentos sociais e organizações da sociedade civil, em contraposição ao Fórum Econômico Mundial, que reúne anualmente, em Davos, na Suíça, líderes empresariais e políticos para discutir questões do capitalismo globalizado. Sua meta é fazer reflexões, análises, formulação de propostas, trocas de experiências e articulações de movimentos sociais, redes e ONGs.

As inscrições e a programação completa estão à disposição no site:

Também será possível acompanhar o evento online. Basta clicar neste LINK.

Fonte: Sindnapi