Artigos de menuDestaqueNotícias Seaac

Serviço de acolhimento em Saúde Mental está aberto a todas as categorias do SEAAC e pode ser online

O SEAAC Campinas e Região, em parceria com a Faculdade de Psicologia da PUC-Campinas, criou o programa de acolhimento em Saúde Mental para receber trabalhadoras e trabalhadores que desejem ser encaminhados para acompanhamento psicológico.

O trabalho de acolhimento é aberto às trabalhadoras e trabalhadores das categorias representadas pelo SEAAC Campinas e Região. Pode ser de forma presencial, ou remota, por chamada de vídeo, e acontecerá às quartas-feiras das 13h às 17h. Para agendar a participação basta entrar em contato pelos telefones: (19) 97406-9148, (19) 3213-1742, ou enviar e-mail para seaaccampinas@seaaccampinas.org.br.

Após a entrevista de acolhimento, que terá cerca de uma hora de duração, as estudantes de psicologia vão indicar clínicas privadas e públicas para atendimentos gratuitos, ou com valores sociais.

A ideia de criar o espaço de acolhimento surgiu a partir de um levantamento realizado pelas estudantes do último ano do curso de Psicologia, junto à trabalhadoras(es) das diferentes categorias representadas pelo Sindicato.

Pesquisa – O levantamento realizado em maio deste ano, revelou que 50,8% dos entrevistados apresentaram Exaustão, 46% tinham sintomas de ansiedade e 44,4% sentiam desânimo.

Os dados mostraram ainda que 79,4% das(os) participantes foram mulheres e, 20,6%, homens. A pesquisa foi realizada durante todo o mês de maio e teve 63 participantes. O grupo de alunos do 7º semestre do curso de Psicologia da PUC-Campinas foi coordenado pela professora Heloisa Aparecida de Souza.