Artigos de menuUltimas notícias

Amazon é multada por sistema de monitoramento “intrusivo” de funcionários

Monitoramento “intrusivo” de funcionários em negócio local da Amazon de gerenciamento de depósitos, na França

Foto: Arquivo

O órgão regulador da proteção de dados da França, CNIL, multou o negócio local da Amazon de gerenciamento de depósitos, com o argumento de que a companhia colocou em vigor um sistema “excessivamente intrusivo” para monitorar o desempenho de sua equipe.

O órgão francês informou que multou a Amazon France Logistique em 32 milhões de euros (R$ 173 milhões) por supostamente coletar dados dos empregados a partir dos scanners usados para processar pacotes, a fim de mensurar sua produtividade e tempo ocioso.

O CNIL considerou o sistema excessivo, já que poderia levar a empresa a pressionar os funcionários a justificar cada parada ou interrupção.

As autoridades acrescentaram ainda que a companhia não informou de modo adequado os funcionários e visitantes externos sobre o monitoramento de vídeo nos locais de trabalho, o que desrespeita a Regulação Geral de Proteção de Dados da União Europeia.

A Amazon disse que discorda fortemente do CNIL e que tem o direito de apelar, qualificando as conclusões como “factualmente incorretas”.

Fonte: Portal CSB/com informações do Estadão e O Tempo