Artigos de menuDestaqueNotícias Seaac

Audiência de mediação da DRT discute denúncia de Assédio Moral contra a Enforce

O SEAAC Campinas e Região participou nesta quarta-feira, dia 16 de fevereiro, de uma Reunião de Mediação Coletiva Superintendência Regional do Trabalho e Emprego/SP para apurar denúncia anônima feita em dezembro do ano passado contra a Enforce Gestão de Ativos S.A.. Segundo a denúncia encaminhada ao Sindicato pelo o Ministério Público do Trabalho, o gestor do Departamento Jurídico da empresa estaria cometendo assédio moral contra quatro funcionárias, além de impor uma jornada de trabalho excessiva, muito além da regular, sem a devida remuneração ou compensação das horas trabalhadas a mais.

De acordo com a denúncia, os supostos abusos foram relatados ao Departamento de Recursos Humanos e também a um dos diretores da empresa em agosto do ano passado, sem que fossem tomadas quaisquer providências para coibir e cessar as práticas da gestão do Jurídico.

Na audiência de mediação a representante da Enforce negou a existência de assédio moral e disse que “existe um trabalho constante na empresa no que se refere ao combate do assédio moral e discriminação, existe canal de comunicação à disposição dos empregados para esta finalidade”. A empresa declarou ainda que: “os trabalhadores têm um horário flexível; que eventuais horas extras são pagas”.

O SEAAC Campinas, representado pela presidente Elizabete Prataviera, falou da importância de um bom ambiente de trabalho e a preservação da integridade física e mental dos trabalhadores e trabalhadoras. Sobre a jornada de trabalho excessiva o Sindicato se comprometeu a enviar uma minuta de Acordo Coletivo de compensação de horas, para ser discutido e negociado com a empresa e trabalhadoras(es).

Assédio Moral
Ficou decidido também na audiência que serão realizadas Ações Educativas e Preventivas, para combater a prática de assédio moral. No dia 18 de março, às 14 horas será realizado um evento virtual na sede da empresa sobre tema “Assédio Moral nas Relações do Trabalho” com a participação do Sindicato, da Delegacia Regional do Trabalho e dos trabalhadores e trabalhadoras participantes desta ação. A empresa de deverá fornecer a lista de participantes.

Denúncia
O SEAAC Campinas desde já disponibiliza seus canais de comunicação para receber denúncias anônimas para que outros casos possam ser apurados, mantendo o sigilo do nome do(a) denunciante.

Informações e denúncias podem ser encaminhados pelo canal de Contato do site do SEAAC www.seaaccampinas.org.br, pelo e-mail: seaaccampinas@seaaccampinas.org.br, ou pelo Facebook: https://www.facebook.com/seaaccampinas/.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.