Artigos de menuUltimas notícias

Como ajudar as vítimas das chuvas do litoral? Doe para essas instituições

Fortes chuvas atingiram o litoral paulista desde o último sábado (18), causando pelo menos 48 mortes e deixando 2.500 pessoas desabrigadas. A chuvas causaram desabamentos e alagamentos, principalmente, na área que vai de São Sebastião (197 km de SP) a Bertioga (93 km de SP). A região da praia Barra do Sahy, em São Sebastião, ficou ilhada por causa dos temporais. Os desaparecidos ainda são cerca de 50 pessoas.

O volume de chuva ultrapassou os 600 mm em São Sebastião e em Bertioga, em menos 24 horas, o que é considerado um “evento climático extremo”. É o volume de chuvas recorde registrado em um só dia no Brasil.

Ao redor de todo o país, pessoas e organizações têm arrecadado doações para os atingidos.

Brasil

Ação Cidadania Criada por Betinho, uma das mais tradicionais ONGs do Brasil está arrecadando dinheiro pelo PIX sos@acaodacidadania.org.br. Também é possível fazer uma transferência para a conta da ONG no Banco do Brasil (agência 1211-4 conta corrente 500.537-X).

Banco do Brasil

O Banco do Brasil e a Fundação Banco do Brasil mobilizaram apoio pelo programa Ajuda Humanitária. As doações voluntárias serão somadas aos cerca de R$ 500 mil que a Fundação BB doou. O dinheiro arrecadado será destinado “aquisição e entrega de itens de primeira necessidade às famílias”.

Chave Pix: pix.enchentesp@fbb.org.br

Banco do Brasil – 001

Agência 1607-1

Conta 11.000-0

Cufa (Central Única das Favelas)

A Cufa, junto à Frente Nacional Antirracista, organiza a campanha “S.O.S. São Paulo”, que recebe doações via Pix (doacoes@cufa.org.br) ou por meio de transferência bancária para as contas da Cufa no Bradesco (agência 0087 e conta corrente 3582-3) e no Itaú (agência 0402 e conta corrente 17369-4).

Gerando Falcões

A ONG está organizando a campanha “Tamo Junto”, que recebe doações por pix no CNPJ 18.463.148/0001-28.

Caraguatatuba Prefeitura

O Fundo Social de Caraguatatuba arrecada doações como material de limpeza, higiene, água potável e roupas masculinas, femininas e infantis e de cama e banho. Os itens de limpeza com mais necessidade são saco de lixo 60 litros, detergente, álcool 70%, desinfetante, cloro, sabão em pó, esponja, vassoura, rodo, pano de chão e balde 10 litros e de higiene são pasta e escova de dente e sabonete”, informou a prefeitura.

Locais de arrecadação: Por enquanto, as doações serão recebidas no Centro Esportivo Municipal (Cemug), localizado na Avenida José Herculano, 50, Jardim Britânia. Mais informações: (12) 3897- 5656

Ilhabela Prefeitura

Em comunicado, a prefeitura disse que precisa de doações para atender moradores da costa sul da ilha e perderem seus pertences. “Estamos aceitando doações de colchões, mantas, fogão, artigos de higiene e limpeza.

Local de arrecadação: Fundo social de Ilhabela, na rua Guaiamu, 56, Perequê. Mais informações: (11) 9-9932-7150

São José dos Campos

O Fundo Social da Prefeitura de São José dos Campos arrecada água mineral, alimentos, roupas, sapatos, colchões, fraldas, absorventes, itens de higiene pessoal e materiais de limpeza.

Locais de arrecadação: avenida Olivio Gomes, 100 – Parque da Cidade Horário: das 8h às 17h Mais informações: (12) 3911-8060 (Neste endereço, também é possível entregar itens de grande porte, cuja retirada também pode ser agendada pelo WhatsApp (12) 99633-6783). Shopping Jardim Oriente: rua Andorra, 500 – Jardim América Horário: das 10h às 20h

Associação Cidade Social, da Igreja da Cidade

Local de arrecadação: Av. Eng. Francisco José Longo, 1.195, Vila Betânia, São José dos Campos (RJ), CEP 12.245-0001.

Se for enviar dinheiro, o Pix é cidadesocial@igrejadacidade.org.br.

Mais informações: (12) 9-8299-9506

Cruz Vermelha de São José dos Campos

A entidade lançou a campanha “S.O.S. Litoral Norte”

Local de Arrecadação: Avenida Dr. João Batista Soares Queiroz Junior, número 851, no bairro Jardim das Indústrias. Horários: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30; e aos sábados das 8h às 12h.

Se for enviar dinheiro o Pix é cruzvermelha.sjc@gmail.com.

São Paulo

Instituto Verdescola

Locais de arrecadação: Galpão, Rua Lourenço Prado, 175, Cidade dos Bandeirantes – Butantã. CEP: 08142-230 Horários: 9h – 17h

Se preferir enviar dinheiro, o Pix é verdescola@verdescola.org.br. Mais informações: (12) 3863-7130 e 3863-7366

Clube Hebraica e Federação Israelita de SP (Fisesp)

A Federação Israelita de SP (Fisesp) está mandando as doações pra Cambury de helicóptero. Também recebem doações pela chave PIX: financeiro@fisesp.org.br

Locais de arrecadação: Rua Dr. Alceu de Assis, 2

Cruz Vermelha de São Paulo

A Cruz Vermelha de São Paulo aceita doações pelo Pix soschuvas@cruzvermelhasp.org.br. Ela também recolhe água mineral, alimentos não perecíveis, roupas e colchões em sua sede.

Local de arrecadação: Avenida Moreira Guimarães, 699 – Indianópolis, zona Sul, São Paulo – SP

Esporte Clube Pinheiros

O departamento de ação social do clube vai receber donativos a partir da quarta-feira (22). As principais necessidades são roupas, alimentos não perecíveis, água mineral, produtos de higiene e limpeza. “Todas as doações serão encaminhadas ao depósito do Fundo Social de São Paulo”, órgão do governo estadual, informou a assessoria do clube

Local de arrecadação: Clube Pinheiros, no 1° subsolo do Estacionamento, na Av. Faria Lima, 2.378, em São Paulo.

Se quiser doar dinheiro, use a campanha do clube na internet: clique aqui.

São Sebastião

Prefeitura de São Sebastião

Locais de arrecadação: Fundo Social da prefeitura, na rua Capitão Luiz Soares, 33, centro, e unidades regionais

Mais informações: (12) 3892-4991

Instituto Verdescola

Local: Avenida Marginal, 44, Praia Barra do Sahy, São Sebastião.

Se preferir enviar dinheiro, o Pix é verdescola@verdescola.org.br.

Mais informações: (12) 3863-7130 e 3863-7366

Terra Indígena Ribeirão Silveira

A Articulação dos Povos Indígenas da Região Sudeste (Arpinsudeste) e a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) alertam para o risco às vidas dos indígenas, que vivem no litoral norte de São Paulo. A Terra Indígena Ribeirão Silveira, que possui cinco aldeias e está localizada no município de São Sebastião, é uma das mais afetadas.

Como ajudar: Pix pelo CPF do cacique Adolfo Timotio, que é 133.346.368-52.

Caso se depare com alguma outra instituição que está recebendo doações, você pode consultar esse guia para garantir que a campanha é confiável: Dicas ajudam identificar se campanhas de doação são reais

Fonte: Ecoa/UOL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.