Artigos de menuEspaço mulherUltimas notícias

Conselheiras do CMDM de Campinas tomarão posse no dia 24 de fevereiro: a data comemora a conquista do voto feminino no Brasil

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos – SMASDH de Campinas convida a todas e todos para a Cerimônia de Posse das Conselheiras do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – CMDM, para a Gestão 2023/2026.

O evento ocorrerá no dia 24 de fevereiro, sexta-feira, às 09h45min, na Sala Azul do Gabinete do Prefeito, à Avenida Anchieta, n° 200 – 4° Andar – Centro.

A diretora do SEAAC Campinas, Luciana P. Franco, da Secretaria da Mulher, Criança e Adolescente, será empossada como conselheira 1ª suplente, indicada pelo segmento Sindicato de Trabalhadores.

Na data da posse das conselheiras comemora-se, anualmente, o ”Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil”, e, sendo assim, a Cerimônia vai destacar essa data significativa.

“Em 24 de fevereiro de 1932, foi publicada a primeira legislação eleitoral brasileira que reconhecia o voto feminino e incluía o voto secreto (Decreto n° 21.076). A comemoração da data foi oficialmente instituída pela Lei n° 13.086/2015. A garantia do sufrágio feminino foi uma vitória da luta das mulheres que, desde a Constituinte de 1891, pleiteavam o direito ao voto. E essa conquista só seria possível após a organização de movimentos feministas no início do século XX. Se hoje as brasileiras podem votar, é importante conhecer a história de Bertha Lutz, uma das pioneiras do movimento feminista no Brasil e responsável direta pela articulação política, a qual resultou nas leis que deram direito de voto às mulheres e igualdade de direitos políticos nos anos 1920 e 1930. Dois anos depois, Bertha participou do comitê elaborador da Constituição de 1934 e garantiu às mulheres a igualdade de direitos políticos” [Baseado em Texto do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, em 20/02/2020].

Serviço
Cerimônia de Posse das Conselheiras do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – CMDM – Gestão 2023/2026

  • Data: 24/02/2023 (6ª Feira)
  • Horário às 09h45min
  • Local na Sala Azul do Gabinete do Prefeito – Avenida Anchieta, 200, 4° Andar, Centro – Campinas-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.