Artigos de menuUltimas notícias

Governo de SP divulga regras do Provão que dá acesso às universidades públicas

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) divulgou na última sexta-feira (29) os detalhes e regras do Provão Paulista Seriado, avaliação que permitirá o ingresso direto de estudantes nas universidades estaduais paulistas para 2024. O exame será realizado nos dias 28 e 29 de novembro, para alunos que estão na terceira série do ensino médio.

Todos os estudantes
 da rede estadual de ensino de São Paulo estão inscritos automaticamente no Provão, assim como os alunos das escolas técnicas estaduais (Etecs) e escolas de aplicação da USP, Unesp e Unicamp.

Por meio da nova avaliação, os alunos poderão ter acesso a 15.369 vagas, distribuídas em cinco instituições:

– 1.500 vagas para a USP;

– 934 para a Unesp;

– 325 para a Unicamp;

– 2.620 para a Univesp;

– 10.000 para as Fatecs;

Entre os cursos mais procurados em vestibulares do país, estão 558 vagas para as diversas áreas da engenharia89 vagas para direito67 para medicina e 33 vagas para psicologia.

Os alunos terão a partir do dia 1º de novembro para definir as opções de cursos que desejam frequentar no próximo ano letivo. O site para a escolha será disponibilizado pela Seduc-SP.

As avaliações do Provão Paulista Seriado serão aplicadas pela Fundação Vunesp. De acordo com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, a nova avaliação educacional não exclui a possibilidade dos estudantes realizarem as provas próprias das universidades, como a Fuvest e a Comvest.

Pessoas interessadas em participar do exame mas que estudam em escolas públicas fora do estado de São Paulo devem se inscrever até a próxima sexta-feira (6) por meio do site do Provão.

Os temas da prova

Para estudantes que estão na terceira série do Ensino Médio, a prova será impressa e composta por questões de múltipla escolha. O fim de semana da avaliação será dividida entre as áreas:

Primeiro dia (28 de novembro)

– Ciências da natureza e suas tecnologias
– Linguagens e suas tecnologias

Segundo dia (29 de novembro)

– Matemática e suas tecnologias
– Ciências humanas e sociais
– Redação

Notas cumulativas

Alunos que hoje estão na primeira e segunda séries do Ensino Médio também vão poder participar do Provão Paulista Seriado. As notas que esses estudantes alcançaram entre essas edições serão cumulativas.

“Os alunos que hoje estão matriculados na primeira série farão o provão em 2023, 2024 e 2025. Já os alunos do segundo terão notas de 2023 e 2024 somadas. A somatória desses três anos será considerada para a classificação”, explica a Seduc-SP.

Fonte: Cultura UOL