Artigos de menuUltimas notícias

Justiça determina recontratação de cubanos do programa Mais Médicos

Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) atendeu pedido da Associação Nacional dos Profissionais Médicos Formados em Instituições Estrangeiras e Intercambistas. Foi levado em consideração o déficit desse atendimento no país e a emergência sanitária dos povos indígenas

Arquivo/EBC

Arquivo/EBC
Após a eleição de Jair Bolsonaro, o governo de Cuba decidiu se retirar do programa. Pesaram na decisão declarações depreciativas e ameaçadoras do presidente recém-eleito

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) determinou que o governo federal recontrate os médicos cubanos que foram desligados em 2018. Esses profissionais atuavam no programa Mais Médicos. A determinação, assinada pelo desembargador Carlos Augusto Brandão Pires, atendeu pedido da Associação Nacional dos Profissionais Médicos Formados em Instituições Estrangeiras e Intercambistas. 

A determinação envolve 1789 médicos cubanos da 20ª turma do programa. No final de 2018, logo após a eleição de Jair Bolsonaro, o governo de Cuba decidiu se retirar do programa. Pesou na decisão declarações depreciativas e ameaçadoras do presidente recém-eleito. E esses profissionais todos tiveram de interromper suas atividades.

Entre outras coisas, Bolsonaro afirmava que iria rever os critérios do programa, inclusive o formato da remuneração dos profissionais. Ainda durante sua campanha, chegou a acusar o governo Dilma Rousseff de usar o programa para desviar recursos para financiar o governo cubano, que por sua vez explorava os médicos participantes.  

Falta assistência médica no país, considerou magistrado

No entendimento do desembargador Carlos Augusto Brandão Pires, a recontratação tem dupla finalidade. Primeiro atende às necessidades do próprios médicos, que foram afastados de familiares aqui no Brasil. E depois e à demanda reprimida por atendimento médicos. No despacho, chegou a citar o caso dos Yanomami, que enfrentam emergência sanitária, com mortes por desnutrição e doenças. 

O magistrado disse à CNN que “os médicos cubanos então contratados, e agora frustrados na recontratação, encontram-se em contexto que lhes restringe o mínimo existencial, por inação exclusiva da União, com ofensa direta a estatutos de direitos humanos, já internalizados no Brasil. Cabe ressaltar que questões humanitárias também se materializam em torno do núcleo familiar dos profissionais envolvidos. Mostra-se evidente a quebra de legítima expectativa desses médicos, que, em sua ampla maioria, já constituíram famílias em solo brasileiro”

O programa foi criado em 2013, durante o governo da presidenta Dilma Rousseff (PT). Seu objetivo foi levar atendimento médico para a população que mora nos lugares mais distantes do interior do Brasil e nas periferias das grandes cidades, onde faltam esses profissionais.

Questões humanitárias urgentes

Em 2017, o Supremo Tribunal Federal (STF) validou o programa no Brasil e autorizou a dispensa do processo de validação do diploma de estrangeiros para atuar no programa para levar médicos para todo o país.

“Não se pode deixar de reconhecer que o programa reflete um especial esforço do Governo Federal, com apoio de Estados e Municípios, em proporcionar acréscimos de médicos no âmbito de geográficas caracterizadas por escassez ou mesmo ausência desses profissionais”, disse o magistrado. 

Segundo ele, há questões humanitárias que exigem posicionamento judicial neste momento. “Em todo esse contexto de inação pública, com a interrupção do Programa Mais Médicos, atinge-se, principalmente, as camadas mais vulneráveis da população. Não se pode negar que esse programa prioriza a ocupação de vagas nos municípios mais carentes, inclusive com a função de combater os efeitos deletérios da pandemia do coronavírus”.

Fonte: Rede Brasil Atual/com Brasil de Fato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.